Um novo concurso para a PM PB deve sair em breve e as expectativas são muito boas para os concurseiros.
Isso porque a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba aprovou o requerimento encaminhado pelo deputado Taciano Diniz, no qual o parlamentar solicita ao governo do estado o aval para a criação de 7.500 vagas na corporação.
No documento, Taciano Diniz reforça a necessidade de um contigente maior de policiais para garantir a segurança de todo o estado.
“O contingente militar da Paraíba é de pouco mais de 7 mil homens e mulheres na ativa, necessitando o estado de um efetivo total de 15 mil policiais militares.
Todos os batalhões de polícia militar do estado estão trabalhando com metade do contingente necessário, o que tem deixado várias cidades da Paraíba sem a presença diária de policiais, fazendo com que ocorra a sobrecarga de serviços e escalas extras ao destacamento, causando transtornos a nossa sociedade, além da grande defasagem na segurança pública estadual, facilitando as ações dos delinquentes, com o aumento de furtos e roubos.
Logo, diante do exposto, solicito aos nobres pares a aprovação deste requerimento de apelo, na forma estatuída no Regimento Interno desta Casa Legislativa”, menciona o requerimento assinado pelo deputado.
Apesar da Assembleia já ter aprovado o pedido, o quantitativo de vagas, bem como a distribuição delas pelo estado ainda dependem do aval do poder executivo estadual.
No entanto, um edital para a PM PB já está em andamento e a expectativa é que ele seja publicado até maio, com provas em agosto ou setembro.
Porém, apenas 1.100 vagas estão previstas por enquanto, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Souza.
Em entrevista ao programa de rádio Prevenção Participativa, o comandante informou que do total de vagas previstas, 900 serão para a Polícia Militar e outras 200 para o Corpo de Bombeiros.
O concurso ofertará oportunidades para o cargo de soldado. Os interessados devem ter nível médio completo para concorrer a uma das vagas.
Outra exigência é de que os homens tenham, no mínimo, 1,60m e as mulheres 1,55m.
O concurso mais recente realizado pela PM PB aconteceu em 2018. Na ocasião foram oferecidas 900 vagas para o cargo de soldado combatente da Polícia Militar e outras 100 vagas para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros.
A remuneração inicial, na época, era de R$ R$3.202,60.
A banca responsável pela organização do certame foi a IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).
Mais de 80 mil candidatos se inscreveram para o concurso, atingindo um recorde de inscritos em seleções realizadas pela PM PB.
Os inscritos foram avaliados por meio de:
A prova objetiva contou com 80 questões de múltipla escolha sobre os seguintes temas:
O concurso para Polícia Civil do Estado de São Paulo também está cada dia mais perto. Nesta sexta-feira, dia 17 de abril, foi divulgada no Diário Oficial do Estado, a lista completa com os nomes dos integrantes das comissões responsáveis por cada carreira.
A expectativa do governo estadual é que o edital do concurso PC SP seja publicado até junho deste ano, ou seja, a menos de dois meses.
O número total de vagas e os respectivos cargos já foram divulgados. As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
O salário inicial previsto para os cargos, de acordo com o Unidade Central de Recursos Humanos do Governo do Estado de SP, é de:
Vale lembrar que o concurso PC SP foi autorizado em 2022 pelo então governador Rodrigo Garcia.
Confira a matéria completa sobre o concurso PC SP clicando aqui.