A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul ( PM-MS) anunciou a banca organizadora pelo concurso PM MS. O nome foi confirmado por meio de dispensa de licitação publicada nesta terça-feira, 20, através do Diário Oficial. Porém, o documento liberado não traz mais informações sobre o certame ou datas de publicação do edital.
Quem vai comandar o concurso para Polícia Militar do Estado é Idecan, assim como a seleção para bombeiros. Entretanto, tudo indica que o edital não vai demorar de ser liberado. Com a banca escolhida, os próximos passos do certame serão assinatura de contrato com a banca, estabelecer cronograma e logo em seguida, o edital tem sinal verde para ser liberado.
A autorização do edital foi realizada em julho. Com isso, o aval foi para contratação de 520 novos profissionais efetivados. Desse quantitativo, serão 50 para oficiais e 500 para soldado. A escolaridade mínima exigira será nível superior e médio, respectivamente. Juntamente com a corporação, a Secretaria de Administração ficarão responsáveis pelos certames.
Reinaldo Azambuja afirmou: “Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população“. O estado também autorizou outro concursos como Sefaz e Semagro.
A previsão é que as provas e etapas do concurso PM MS aconteçam ainda neste ano. A estimativa é que as primeiras etapas aconteçam em novembro, porém, este período foi divulgado quando havia a previsão da banca ser divulgada e anunciada em julho. Contudo, o prazo não foi cumprido.
O último certame aconteceu em 2018 foram oferecidos mais de 480 vagas. O certame foi dividido em cinco fases, sendo elas:
As provas para soldado tiveram as seguintes disciplinas:
Já para oficial, houve um total de 100 questões e duração de cinco horas de prova.