A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais recebe até esta quarta-feira, 05 de dezembro, as inscrições do edital de concurso público (Concurso PM MG) para o preenchimento de 30 vagas no quadro de Oficiais de Saúde da Polícia. O Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) tem responsabilidade do certame.
O ingresso no oficialato será no posto de 2º Tenente QOS, por ato do Governador do Estado, após nomeação e posse, condicionado à aprovação no Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO). O regime jurídico dos militares estaduais é definido na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, na Constituição Estadual, de 1989, e em legislações federal e estadual específicas.
As vagas do concurso de Oficiais da PM-MG são destinadas as áreas de Anátomo-Patologia (01 vaga), Anestesiologia (03 vagas), Cirurgia Geral (03 vagas), Cirurgia Pediátrica (01 vaga), Ginecologia (01 vaga), Neurologia (02 vagas), Oftalmologia (02 vagas), Ortopedia (02 vagas), Patologia Clínica – Medicina Laboral (01 vaga), Pediatria (03 vagas), Psiquiatria (01 vaga), Urologia (02 vagas) e Clínica Médica – Pronto Atendimento (05 vagas) e Psicólogo Clínico (03 vagas).
A remuneração básica inicial para o cargo de 2º Tenente da PMMG é de R$ 8.874,60 (oito mil, oitocentos e setenta e quatro reais e sessenta centavos)
Para concorrer a uma das vagas no concurso, o candidato deverá ter no máximo 35 (trinta e cinco) anos de idade completáveis até a data de inclusão; ter concluído curso de graduação em nível superior, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal, em área compatível com a função a ser exercida; não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar; e possuir registro atualizado no Conselho Regional atinente à categoria profissional para qual concorre.
O candidato deverá possuir, além dos requisitos descritos no subitem anterior, a residência médica na especialidade a que concorre reconhecida pelo MEC ou título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina da especialidade a que concorre, devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, excetuando a área de Psicologia.
O oficial do Quadro de Oficiais de Saúde da PMMG, respeitadas as características de cada especialidade, deverá atuar em atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde física e mental, em conformidade com as normas expedidas pela Corporação, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados. Para tanto, a atuação do Oficial QOS compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: a) assessorar o Comando nos assuntos relacionados à sua área específica; b) gerenciar recursos humanos e logísticos; c) desenvolver processos e procedimentos administrativos militares; d) promover estudos técnicos e de capacitação profissional; e) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais.
O Oficial Médico tem missão de: a) executar as atividades relacionadas a assistência à saúde ambulatorial e hospitalar; b) desenvolver atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças; c) zelar pelo cumprimento das normas éticas, técnicas e legais dentro do HPM e NAIS; d) primar pela excelência no acolhimento e atendimento técnico-profissional; e) participação em comissões multidisciplinares, quando do HPM; f) atuar na preceptoria e supervisão de acadêmicos e médicos residentes, quando do HPM; g) participação na elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas; h) participar de treinamentos médicos e atualização técnico-científica.
O Oficial Psicólogo deverá a) assessorar tecnicamente os diversos níveis hierárquicos sempre que necessário; b) realizar atividades organizacionais que promovam o desenvolvimento de habilidades, promoção à saúde, adaptação ao trabalho, desligamento do trabalho e comprometimento organizacional; c) realizar atendimentos clínicos de urgência; d) atuar na área de psicologia clínica; e) atuar na área de psicologia educacional; f) atuar na área de psicologia da aviação; g) atuar na área de psicologia hospitalar; h) desenvolver normatizações relacionadas à prática da psicologia; i) realizar avaliações psicológicas para porte de armas, concursos, cursos, diagnósticos e perícias.
Os interessados poderão se inscrever entre 06 de novembro e 05 de dezembro de 2018 no site oficial da corporação (www.policiamilitar.mg.gov.br/crs). A taxa de inscrição custará R$266,24.
O concurso da PM-MG será composto por quatro etapas:
A Prova de Conhecimentos será aplicada no dia 10 de fevereiro de 2019, às 08h30, em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Os locais de provas serão divulgados no dia 28 de janeiro de 2019.
A PROVA DE CONHECIMENTOS é de caráter eliminatório e classificatório e contará com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, contendo 04 (quatro) alternativas de respostas, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas, no valor 2,5 (dois vírgula cinco) pontos cada questão, totalizando 100 (cem) pontos, assim distribuídos:
a) Língua portuguesa – 09 (nove) questões;
b) Direitos Humanos – 04 (quatro) questões; e
c) Conhecimentos específicos – 27 (vinte e sete) questões.
Serão convocados para submissão à 2ª fase do concurso, para realização da prova teórico-prática e prova de títulos, os candidatos aprovados e melhores classificados na 1ª fase, conforme critérios estabelecidos neste edital, observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente de notas obtidas na prova de conhecimentos, na proporção de 10 (dez) candidatos por vaga prevista para cada categoria/especialidade/localidade, observada a nota mínima prevista no edital, sendo incluídos todos os convocados porventura empatados na nota de corte.
A PROVA TEÓRICO-PRÁTICA, de caráter eliminatório e classificatório, terá o valor de 100 (cem) pontos, versará sobre o conteúdo das matérias específicas de cada categoria/especialidade, previsto no edital e constará de apresentação de casos clínicos, mediante descrição textual ou projeção, neste caso por período previamente estabelecido, para resposta de múltipla escolha e/ou dissertativa.
A PROVA DE TÍTULOS, de caráter classificatório, terá o valor de 00 (zero) a 10 (dez) pontos, observando:
Serão convocados para submissão à 3ª fase do concurso, todos os candidatos aprovados na 2ª fase, conforme critérios estabelecidos neste edital, observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente de notas obtidas na Prova de Conhecimentos, na Prova Teórico-Prática e Prova de Títulos.
O candidato aprovado na 2ª FASE, ao ser convocado para a 3ª FASE, deverá preencher o Formulário de Informações Complementares que será disponibilizado no site do CRS.
Os exames de saúde dividem-se em duas etapas: exames preliminares e exames complementares. Os exames serão realizados conforme os termos da Resolução Conjunta nº 4.278, de 10/10/2013 e suas alterações. Essa resolução contém a relação das doenças e alterações incapacitantes para ingresso na PMMG, encontrando-se disponível no site do CRS, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu conhecimento.