Em entrevista à TV Integração, MG1, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema explicou sobre a possibilidade de liberação de um novo concurso PM MG no estado. No especial Eleições, de acordo com o atual governador e também candidato nas Eleições 2022, um edital será liberado em 2023.
Caso seja reeleito, Romeu ainda citou sobre trazer novos certames voltados à saúde, educação e segurança. Uma explicação para a liberação e convocação de novos aprovados é o fato do quantitativo anual de aposentados, reiterado em entrevista pelo candidato. “Continuaremos fazendo concursos. E o que vai possibilitar a realização desses concursos foi a adesão de Minas Gerais ao regime de recuperação fiscal“, declarou Zema.
Apesar do concurso ter sido pauta na entrevista, o político não citou sobre cargos que serão disponibilizados e nem quantitativo de vagas.
O coronel Rodrigo Sousa Rodrigues informou sobre o desejo da corporação em realizar certames com mais periodicidade. Na Assembleia Fiscaliza, evento realizado com a presença de outros profissionais da segurança pública, foi revelado sobre o déficit de funcionários, atualmente, contabiliza um total de 37 mil.
De acordo com Rodrigues está havendo negociações junto com o governo para que as seleções aconteçam com mais frequência, já que o principal objetivo é não ter acúmulo de vagas. A análise do quantitativo de vagas deve ser feito por meio de levantamentos médios, levando em conta as entradas e saídas de profissionais.
Em 2021, três editais para foram publicados. No total houve uma oferta de 1,8 mil vagas, sendo que todas foram voltadas ao profissionais de nível superior.
O primeiro certame foi para cargos de soldado, segundo para oficiais da saúde e o terceiro, por sua vez, para CFO – Curso de Formação de Oficiais. Para inscrever no certame, além de faixa etária, a altura foi levada em conta, sendo 1m60 para mulher e 1,65m para homens. A remuneração inicial foi de R$3.962,23