Está autorizado o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais para o cargo de Soldado (Concurso PM-MG 2016 – Soldado). A liberação ocorreu na quinta-feira, 11 de agosto, através do coronel da PM do Estado, Marco Antônio. O edital terá 479 vagas, com oportunidades para Região 17ª RPM (30 vagas), 18ª RPM (60 vagas), RMBH (389 vagas). As oportunidades serão para ambos os sexos.
Antes com exigência de nível médio, o certame agora contará com requisito de nível superior, conforme a Resolução 4490. Além disso, ser brasileiro; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter nascido no período entre 28 de julho de 1986 e 28 de julho de 1998; possuir idoneidade moral; ter altura mínima de 1,60; ter sanidade física e mental; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; e não apresentar tatuagem visível quando em uso dos diversos uniformes da Polícia Militar são requisitos para participar do concurso.
O Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) coordenará o concurso, que deve ter edital divulgado já na próxima semana. O salário inicial (durante o curso) é de R$ 3.049 mensais. Após o curso, a expectativa é que o salário gire em torno de R$4mil. A contratação é sob regime estatutário, o que garante a estabilidade.
Os inscritos serão avaliados por provas com questões de Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Estatísticas, Direitos Humanos e Legislação Extravagante, além da prova discursiva (redação). Se o candidato obtiver êxito na primeira etapa, passará por exames de saúde (preliminares e complementares), teste de capacitação física, avaliações psicológicas e exame toxicológico.