A governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou o aumento no quantitativo de vagas do concurso público para Polícia Militar destinado ao preenchimento de vagas para soldados e oficiais.
Com o anúncio oficial, agora deverão ser preenchidas até 5.250 vagas, uma diferença de 2.550 a mais do que estava previsto inicialmente, que era de 2.700 vagas, ou seja, quase o dobro.
“A decisão de abrir novas vagas para o concurso da Polícia Militar dá seguimento à reestruturação das forças de segurança do Estado, iniciada no ano passado, e vai fortalecer o trabalho de policiamento nas ruas de todo Estado”, disse a governadora do estado.
Lembrando que o certame visa contratação de profissionais com nível médio e superior respectivamente para os cargos de soldado e oficial.
Confira mais informações.
As oportunidades são destinadas para a Polícia Militar de Pernambuco, com vagas também para o Corpo de Bombeiros.
Ao todo, inicialmente estavam previstas 3.360 vagas, sendo 2.700 somente para a PM.
No entanto, com a proposta do governo, o número sobe para 5.250 vagas apenas para policiais, se somadas as vagas para Bombeiros, o quantitativo total passa a ser de 5.910.
Confira como está sendo feita a distribuição de vagas a seguir:
Polícia Militar
Bombeiros
Os salários oferecidos pela PM PE e Bombeiros PE variam entre R$ 3.419,88 a R$ 10.855,91 dependendo do cargo para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve possuir nível médio para o cargo de soldado e nível superior para o cargo de oficial. Fora isso, os candidatos ainda devem possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Também é importante que o candidato tenha, no máximo, 30 anos de idade.
Além disso, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos:
O concurso público para a PM PE e Bombeiros PE contará com as seguintes etapas:
As aplicações das provas objetivas foram realizadas nos dias 21 (Bombeiros) e 28 de janeiro (Polícia Militar) de 2024.
As provas foram aplicadas na cidade de Recife e na Região Metropolitana, além de Caruaru e Petrolina.
Os candidatos inscritos para o cargo de soldado responderam a 60 questões e os candidatos ao cargo de oficial responderam a 70 questões.
Para a prova de soldados foi exigido o seguinte conteúdo:
Já a prova para oficiais foi composta pelos seguintes temas:
Para ser considerado aprovado, o candidato precisa:
Clique aqui para acessar o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo, o conteúdo programático das provas e as atribuições de cada cargo.