Na última semana houve a dispensa de licitação em que confirmava a banca responsável pelo concurso PM e Bombeiros BA. Com isso, estabeleceu que a Fundação Carlos Chagas (FCC) quem comandaria o certame. Sendo assim, mediante atualizações o edital já tem data para ser anunciado.
O contrato foi publicado na última terça, 27, e o vínculo com a banca terá o prazo de 12 meses. Com isso, os editais tem prazo para sair nesta quarta-feira, 28 de setembro.
Ao todo serão oferecidas 2500 vagas, sendo que 2000 para a carreira de policial militar e as 500 para bombeiros do estado. Rui Costa, governador da Bahia, foi quem confirmou o quantitativo de vagas e a realização dos certames.
A escolaridade mínima exigida é nível médio. Além disso, é preciso se atentar aos outros requisitos de inscrição. São eles:
O aluno soldado que presta concurso PM e Bombeiros BA recebe durante o curso a remuneração de um salário mínimo. Depois de aprovados, passam a receber o equivalente a R$3.410,68.
Já para bombeiros, será preciso ter nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. Além de ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). O último certame aconteceu em 2017. A prova aplicada foi de caráter objetivo e discursivo, sendo de 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos.
O último edital foi liberado em 2019 e contou com etapas objetiva e discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório. As avaliações aconteceram nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Além disso, os candidatos passaram por outras etapas: