Muito em breve será divulgado o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) para Soldado. Acontece que durante entrevista nesta quinta-feira, 11 de agosto, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, informou que já autorizou a abertura do certame com 1.900 vagas. A previsão é que o edital seja divulgado em 2017.
De acordo com o Governo local, o Distrito Federal conta com uma grave perda de seu efetivo, que tem se agravado dia a dia. “Nós tivemos 2.030 (duas mil e trinta) aposentadorias de policiais militares desde o início da nossa gestão. Isso nos levou ao esforço extraordinário de tirar policias do serviço administrativo para as ruas, mas já autorizamos a realização de concurso para a polícia militar, que deverá ser realizado no ano que vem, com 1.900 vagas para reposição do efetivo“, contou a rede Globo.
Com a liberação dada pelo governador, a expectativa é que o concurso de 2017 Soldado PMDF não demore de ser divulgado. Agora, os trabalhos para escolher a organizadora, cronograma, período de inscrições e data de divulgação oficial do edital devem ser realizados.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter graduação em nível superior, além de carteira nacional de habilitação categoria B, idade entre 18 e 30 anos, altura de 1,60m para o sexo feminino e 1,65m para o sexo masculino.
Os salários chegam a R$ 5.108,08 para Soldado 2ª classe. Após formado, o aluno receberá a remuneração de R$ 6.338,87, o que corresponde a Soldado 1ª Classe.
O último concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) aconteceu em 2012. Na ocasião, foram 1.000 vagas, sendo 964 para Soldado Combatente, 24 para Soldado Corneteiro, 12 para Músico.
Os inscritos foram avaliados por provas objetivas, com 60 questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e Conhecimentos Específicos (40 perguntas de Noções de Administração e Psicologia, Lei Orgânica do Distrito Federal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Noções de Direito Penal Militar).
Os aprovados na avaliação passou ainda, por exames objetivos e discursivos, testes de aptidão física (TAF), exames médicos, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social, e prova prática instrumental de música (somente para músicos). O certame contou com 27.461 inscritos.