O concurso da Polícia Militar do Ceará (Concurso PM-CE 2016) está muito próximo de ser divulgado. De acordo com informações obtidas, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) será a organizadora do concurso PM-CE 2016. Porém, ainda não há a informação oficial, já que existem trâmites burocráticos que impedem o anúncio. A comissão responsável pelo concurso afirmou que não pode dar detalhes do processo de escolha e não confirmou nem negou a informação. A previsão é que o concurso seja divulgado no primeiro semestre, já que o projeto que cria 4.200 vagas na corporação foi aprovado. Confira os detalhes a seguir.
Além disso, conforme termo de referência confeccionado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), a seleção oferecerá 4.200 vagas para o cargo de soldado, com previsão de preenchimento de 1.500 por ano, até 2018. O Projeto que cria o quantitativo de vagas já foi aprovado nesta quarta-feira, 20 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado.
O termo ainda estabelece parâmetros do concurso, visando a orientar a organizadora na confecção do edital, onde consta 450 vagas destinadas a mulheres, e as demais aos homens. O nível de escolaridade permanece sendo o médio. A mensagem enviada à Assembleia modifica algumas regras para o ingresso na corporação. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, se aprovadas, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso. Os requisitos do concurso anterior, como como altura mínima (1,62m para homens e 1,57 para mulheres) ainda não estão confirmados. A taxa de inscrição está fixada em R$80. O salário inicial, referente ao ano de 2015, chega a R$3.135,08.
Por fim, a academia também estabelece as fases do concurso: a primeira etapa será de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões de certo ou errado, sendo 60 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocício-Lógico e Informática Básica) e outras 60 de Conhecimentos Específicos (Legislação da Polícia Militar do Ceará e artigos 5º e 144 da Constitução Federal).
Além dessa primeira etapa, haverá a segunda etapa da seleção, que será composta de inspeção de saúde, de caráter eliminatório, que consiste em exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Posteriormente, os aprovados passarão prova de capacidade física, também eliminatória.
Segundo o documento, serão três testes: barra, abdominal e corrida de 12 minutos. No primeiro, os homens deverão realizar três repetições, enquanto as mulheres deverão permanecer oito segundos. No teste abdominal, os concorrentes deverão realizar 35 (homens) e 28 (mulheres) repetições em um minuto. Por fim, os participantes deverão completar, em 12 minutos, 2 mil metros (homens) e 1.600 metros (mulheres).
O termo ainda prevê avaliação psicológica, também de caráter eliminatório. A última fase será o curso de formação profissional, eliminatório e classificatório. Segundo o documento, todas as fases acontecerão na capital, Fortaleza. Os habilitados no exame intelectual passarão por inspeção de saúde.