Temos recebido constantemente questionamento dos nossos leitores sobre um possível cancelamento do Concurso PM-BA 2016. Até o momento, nem a corporação nem a Secretaria de Administração (Seab) divulgaram detalhes sobre o concurso, como uma previsão de anúncio da empresa organizadora ou quantidade de vagas. O único fato concreto aconteceu em 2015, quando o Governador Rui Costa respondeu questionamentos de internautas durante o “Face to Face” – bate-papo no Facebook. Naquela ocasião ele afirmou que realizaria o concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia em 2016.
Mas infelizmente o Governo da Bahia parece que não cumprirá o anunciado. A justificativa para a indefinição do concurso da PM-BA são problemas no orçamento. De acordo com nota da Assessoria de Comunicação da Administração: “O Governo do Estado não pode se manifestar a respeito de concursos públicos em razão de ter ultrapassado o limite prudencial com gastos de pessoal, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal em 46,17% da Receita Corrente Líquida”.
Diversos meios de comunicação tem noticiado que o edital será divulgado até Junho. No entanto, acreditamos que não será mais possível. Os candidatos deverão aguardar mais um pouco. Vale ressaltar que o concurso NÃO foi cancelado!
O ultimo contato que o Notícias Concursos fez com a equipe do Governador da Bahia, fomos informado que não há previsão de divulgação do edital.
De qualquer forma, os candidatos devem intensificar seus estudos, visto que o concurso PM-BA costuma ser um dos concursos da área militar mais concorridos do Brasil. Um fator motivador é a quantidade de vagas, normalmente milhares. Além de tudo, há grande possibilidade de convocação dos excedentes. O salário inicial é de R$2.197,78.
Outro ponto a ser considerado é a informação concedida ao site Bahia Notícias, pelo Sargento Roque Santos, presidente da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar (APPM), que cerca de 2.600 cabos, soldados e sargentos da Polícia Militar da Bahia estão aptos a pedir reserva do serviço e devem fazer a solicitação em 2016, número equivalente a quase 10% da tropa de quase 30 mil PMs do estado.
Assim um novo concurso é de vital importância para recompor o efetivo da PM-BA.
No concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) os candidatos são avaliados pelas matérias de: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico-Quantitativo; História do Brasil; Geografia do Brasil; Atualidades; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal e Noções de Igualdade Racial e de Gênero.
O edital está previsto para 2016. A inscrição poderá ser feita assim que for divulgado o edital do concurso.
São requisitos e condições para o ingresso no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia, na condição de Aluno Soldado PM/BM com base no último edital(podem ocorrer mudanças para o próximo edital):
Ter conhecimento do último edital é um bom passo para a preparação antecipada do concurso. Geralmente, poucas alterações são feitas e o padrão do concurso é mantido. Por isso, confira as principais informações do último edital do concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA):
LEIA TAMBÉM: