No estado do Ceará, o concurso PGM Fortaleza (Procuradoria Geral do Município de Fortaleza) anuncia que o novo edital contará com vagas para servidores de nível médio.
Segundo o procurador-geral do município, Fernando Oliveira, o edital vai sair ainda este ano, contudo, ainda não foram informados possíveis prazos para o lançamento.
O último concurso PGM Fortaleza aconteceu em 2016 e teve a Cebraspe como banca organizadora. Além da fase objetiva, os candidatos ainda passaram por uma prova discursiva, contendo uma redação de até 90 linhas e outras quatro questões a serem respondidas em até 15 linhas.
A prova objetiva do concurso PGM Fortaleza teve 5 horas de duração e contou com 200 questões sobre Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Processual do Trabalho, Financeiro, Ambiental e Urbanístico.
Além do concurso PGM Fortaleza, o concurso IPLANFOR (Instituto de Planejamento de Fortaleza) também está iminente e será o primeiro edital da Casa. O anúncio foi feito pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, que fez questão de citar sobre o andamento do concurso.
IPLANFOR: “Estive reunido com o superintendente do Iplanfor, vice-prefeito Élcio Batista, para finalizar os últimos detalhes, e informo à população, aos interessados e concurseiros que, nesta semana, enviarei o projeto de lei à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores e vereadoras”.
Ao todo serão 60 vagas para o cargo de Analista de Planejamento e Inovação Urbana. Para se inscrever do concurso IPLANFOR, os candidatos precisam comprovar diploma de nível superior nas seguintes áreas:
Vale lembrar que a confirmação do certame veio por meio das redes sociais.
Segundo o portal do Instituto, entre as principais funções estão:
Geração do Conhecimento – realização e difusão de estudos e pesquisas sobre Fortaleza e Região Metropolitana, promover estudos e pesquisas, compor diagnósticos, sistematizar e divulgar informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas, infraestruturais para apoiar o planejamento integrado do município, onde se inclui a integração com os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas – monitorar a execução e avaliar resultados dos planos, programas, serviços prestados à comunidade e projetos realizados pelo executivo municipal, bem como das políticas públicas estabelecidas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana, da prestação de serviço público, visando a efetividade das ações do Município de Fortaleza.
Articulação do Planejamento Estratégico e Participativo – promover a integração de diversos planos setoriais, programas e projetos estratégicos propostos pelos diversos órgãos e entidades do executivo municipal e devido alinhamento aos objetivos estratégicos e políticas públicas de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental para a cidade de Fortaleza.
Fomento de Iniciativas Inovadoras: fomentar iniciativas inovadoras que exijam o envolvimento de múltiplos setores em seu trato e que promovam a melhoria da governança municipal e ampliação da efetividade das políticas públicas.
O concurso AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) avançou mais uma fase em prol da liberação do edital.
Isso porque, o certame já conta com banca organizadora, o que torna o edital iminente. As oportunidades são esperadas e direcionadas para nível médio de escolaridade.
Segundo esclarecimentos do sindicato, a empresa que ficará responsável pela organização geral do certame é o IMPAH – Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Ao todo serão 128 vagas para nível médio no cargo de Agente de Trânsito. Sobre a liberação do edital, a promessa é que saia já no mês de julho.
Confira os requisitos para admissão ao cargo:
As funções para os aprovados são:
Veja também: Ministra Esther Dweck garante realização de novo concurso Ibama