O Concurso Polícia Federal é um dos mais almejados por concurseiros de todo o país. E com a notícia de que a PF deverá nomear excedentes, a expectativa e ansiedade dos aprovados só aumentam.
A necessidade de reforçar o efetivo da instituição, diante do aumento da criminalidade e da demanda por segurança pública, torna essa medida essencial. Neste contexto, conhecer os detalhes sobre a nomeação dos excedentes se torna fundamental para os candidatos que aguardam a convocação.
Afinal, essa pode ser a oportunidade tão esperada para ingressar em uma das carreiras mais prestigiadas do país. Quer saber mais? Então não deixe de ler até o final, pois vamos te contar tudo sobre isso. Boa leitura!
No último dia 06 de junho, foi concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a permissão para a nomeação dos candidatos excedentes aprovados no último Concurso PF (Polícia Federal).
Essa autorização oficial foi publicada através do Decreto n.º 11.553/2023, no Diário Oficial da União.
Assim, no total, serão nomeados 201 candidatos, sendo distribuídos em diferentes cargos na instituição. Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, serão nomeados 30 profissionais.
Já para o cargo de Agente de Polícia Federal, serão nomeados 90 candidatos. E, por fim, para o cargo de Escrivão de Polícia Federal, serão nomeados 81 candidatos.
Essa medida visa fortalecer o quadro de servidores da Polícia Federal, possibilitando o preenchimento de vagas que estavam em aberto e contribuindo para a efetividade das atividades e missões desempenhadas pela instituição.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, revelou que elaboraram projetos para a reestruturação das carreiras da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. Além disso, ele expressou sua expectativa de obter a aprovação desses projetos até o final do ano.
A intenção por trás dessa iniciativa é promover melhorias significativas nas carreiras das forças de segurança. Assim, a reestruturação proposta tem em vista modernizar e otimizar as estruturas de carreira, garantindo condições mais favoráveis para os servidores dessas instituições.
Além disso, visa valorizar e reconhecer o trabalho desempenhado por esses profissionais, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento e crescimento em suas respectivas carreiras.
Com a aprovação desses projetos, se espera que haja uma maior eficiência e efetividade nas atividades de segurança pública, contribuindo para o fortalecimento dessas importantes instituições no combate ao crime e na proteção da sociedade.
Durante sua campanha eleitoral, o atual presidente Lula (PT), enfatizou a importância de realizar novos concursos públicos na área de segurança pública, incluindo a Polícia Federal.
Esse compromisso evidencia a necessidade de fortalecer o efetivo policial e garantir a segurança da população. Além disso, recentemente, em entrevista, o Ministro da Justiça Flávio Dino reiterou que a realização de novos concursos está em pauta no governo atual.
Essa declaração do Ministro da Justiça é um indicativo positivo para aqueles que almejam ingressar na PF.
Assim, a expectativa é de que a abertura de novos concursos proporcione oportunidades para os profissionais interessados em contribuir com a segurança nacional.
Ademais, a demanda por renovação e ampliação do quadro de servidores é essencial para suprir as necessidades do país e fortalecer as instituições responsáveis pela proteção dos cidadãos.
Dessa forma, embora ainda não terem feito a divulgação uma data específica para os próximos concursos da PF, a afirmação do Ministro da Justiça evidencia o comprometimento do Governo Federal em investir na segurança pública e, consequentemente, abrir caminho para a realização desses concursos em um futuro próximo.
Por fim, veja algumas dicas essenciais para uma preparação específica para os concursos da Polícia Federal:
Com essas dicas, você estará preparado para os próximos concursos PF!
Veja também: Mais de 5 MIL VAGAS AUTORIZADAS em concursos federais; confira detalhes