Mediante a necessidade de suprir o quadro de efetivos da corporação, o deputado estadual Moisemar Marinho solicitou a realização de um novo concurso PC TO ( Polícia Civil de Tocantins).
Ao todo estão sendo solicitadas 1.500 vagas em caráter de urgência. O pedido foi apresentado durante sessão ordinária na última terça-feira, 14 de fevereiro, na ALETO- Assembleia Legislativa de Tocantins.
“Este concurso é importante para suprir o déficit do quadro de pessoal na instituição. A falta de pessoal para realização do importante trabalho desenvolvido pela Polícia Civil prejudica a eficiência dos trabalhos de investigação e inteligência da Secretaria de Segurança Pública à população“, destaca o deputado Marinho.
Segundo levantamentos, a Polícia Civil de Tocantins conta com 748 cargos vagos e apesar da necessidade, detalhes sobre o quantitativo de oportunidades que serão ofertadas no próximo edital ainda não foram divulgados. Confira a vacância de acordo com a especialidade:
Contudo, os cargos já foram estabelecidos. O próximo edital vai contar com oportunidades para: Agente de Polícia, Agente de Necrotomia, Delegado, Escrivão, Papiloscopista e Peritos. Vale lembrar que os salários iniciais devem variar entre R$ 6,6 mil a R$ 18,4 mil.
O novo certame já conta com comissão formada, desde maio de 2021. O ex-secretário do estado de Tocantins, Cristiano Sampaio, afastado do cargo após investigação policial da Polícia Federal já tinha pontuado no segundo semestre de 2021, em agosto, alguns esclarecimentos importantes sobre o certame, assim como detalhes sobre a suposta banca:
“Não posso dizer que é a favorita. Ela passará por um processo natural. Mas para o concurso da Polícia Militar, que está em andamento, o Cebraspe foi o escolhido. Para o concurso dos Bombeiros, que está em andamento, também foi o escolhido. Então é possível que o Cebraspe seja uma das bancas ou a banca escolhida“.
No que se refere às vagas ofertadas e as possíveis aposentadorias, Sampaio disse na época: “Houve uma revisão desses números por parte da Secretaria de Administração, pois isso passa pelo número de aposentadorias no período. Esse número, agora, é de 313. Este número só estará fechado e definido quando o edital for publicado“.
Os cargos que possivelmente serão ofertados no novo edital deve conter os seguintes requisitos:
O último concurso PC TO apresentou 515 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva. A Fundação Aroeira foi a banca organizadora da seleção que contou com oportunidades para: Delegado, Agente, Escrivão, Papiloscopista, Agente de Necrotomia, Médico Legista e Perito Criminal.
O cargo de perito ofertou vagas para as seguintes especialidades:
Além das provas objetivas, os candidatos ainda realizaram exames médicos, teste de aptidão física, exames psicológicos e avaliação de títulos. Ja o TAF – Teste de Aptidão Física – contou com os seguintes exercícios: