O concurso PC SC ( Polícia Civil de Santa Catarina) não vai ter edital liberado em 2023. Sobre o assunto, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), adiou a previsão e falou sobre a chegada de reforços.
O governador deixou claro que certames envolvendo a segurança pública não serão realizados este ano. O motivo para o fato é que, segundo ele, é necessário reorganizar as finanças.
Com o certame postergado, haverá a antecipação da chegada de dois novos delegados e um remanejamento de policiais lotados em órgãos do governo. “Há um número grande de oficiais e militares espalhados por todos os órgãos do governo, que estamos trazendo de volta e se necessário for vamos chamar mais alguém do concurso”, explicou Jorginho.
O edital chegou a ser confirmado em janeiro. As informações chegaram por meio do atual delegado-geral Ulisses Gabriel. Por mais que haja a cobrança de novos editais e a necessidade de compor o quadro de funcionários da corporação, os novos certames ainda não têm data marcada.
O concurso PC SC (Polícia Civil de Santa Catarina) foi autorizado com uma oferta de 99 vagas, quantitativo menor do que anunciado pelo Governo do Estado, antes informado que o certame contaria com 120 vagas. Do total de vagas atualizadas, 70 serão para psicólogos e 29 para o cargo de delegado, respeitando a Lei 18.281/2021 e o quadro de lotação previsto.
O cargo de delegado exige diploma de nível superior, em sua maioria, graduação em Direito. Já os candidatos que se inscreverem para o cargo de psicólogo, devem apresentar diploma de nível superior na área, possuir registro do conselho, além de carteira de habilitação de categoria “B”.
As remunerações variam a depender do cargo, sendo que psicólogo pode receber o equivalente a R$8.777,40, já delegado, é equivalente a R$18.866,40. Mediante o grande passo dado, os próximos trâmites do concurso PC SC consistem na formação da comissão de organização para que possam ser realizados os estudos das bancas e, posteriormente, a realização do edital.
No último concurso foram liberadas 394 vagas divididas entre 200 para agente e 194 para escrivão. Nível superior foi uma das exigências dos cargos. A seleção, na época, contou com mais de 50 mil inscritos. As provas objetivas foram em um total de 110 questões. Os conteúdos foram cobrados a depender da área:
Agente de Polícia Civil
Escrivão
Além disso, os candidatos foram avaliados por meio de outras etapas como: Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação psicológica. Os aprovados ainda realizaram um curso de formação.
Certame PC DF
O concurso PC DF ( Polícia Civil do Distrito Federal) para área de apoio pode ser liberado a qualquer momento, levando em conta a necessidade de suprir o quadro de servidores.
Atualmente, segundo o Portal da Transparência do estado, 1.368 cargos estão vagos. Com isso, aumenta-se a urgência para realização de certames.
Os cargos vagos são divididas da seguinte forma:
É importante destacar que uma seleção do concurso PC SC foi autorizada. No novo edital, já que estão autorizadas 700 vagas para as carreiras de gestor e analista. Contudo, o concurso ainda não tem prazo confirmado.
Sobre a lista de concursos anunciada pelo governo do estado, foi anunciado que o edital da Policia Civil do Distrito Federal para área de apoio estava entre os previstos.
Com isso, é preciso que haja a contratação da banca. A empresa será escolhida mediante análise da comissão organizadora. Por sua vez, a banca vai receber as inscrições, assim como viabilizar as etapas da seleção.
A corporação se manifestou sobre supostos prazos para o novo certame: “ainda não há qualquer previsão acerca de datas, organizadoras e comissão responsáveis pela execução dos certames, os quais somente serão divulgados quando da assinatura dos respectivos contratos (também sem prazo para serem pactuados).”
É válido pontuar que foram autorizadas 700 vagas para o concurso PC DF. O quantitativo será para preencher os cargos de: