O delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, afirmou que um novo concurso público para a polícia do estado deve ser anunciado em breve.
Durante entrevista a Rádio Eldorado, o delegado informou que a expectativa do governo catarinense é preencher o quadro efetivo da corporação com cerca de duas mil vagas para os cargos de agente de polícia e escrivão de polícia.
“Com isso, busca-se a longo prazo a recomposição do efetivo para preencher as 2 mil vagas existentes, sendo mil para o cargo de agente de polícia e mil para o cargo de escrivão de polícia. Mas, essa proposta de concurso segue em trâmite na instituição e ainda será apresentada ao Governo do Estado”, explicou.
O concurso para agentes deve ser apresentado logo após a realização do concurso para delegados e psicólogos, já aprovado e autorizado pelo governo.
O concurso para delegados e psicólogos da Polícia Civil de Santa Catarina está autorizado desde maio de 2022.
Em setembro, a comissão responsável por conduzir as etapas do certame foi formada. No entanto, o edital ainda não foi publicado.
Segundo o delegado geral da Policia Civil, falta ainda definir a banca organizadora e, consequentemente, assinar o contrato com a empresa responsável pelo certame.
“A expectativa é realizar o concurso para delegado e psicólogo e dentro de um ano a um ano e meio estar com as pessoas nomeadas. Isso é algo de médio prazo”, disse o delegado geral durante entrevista.
O concurso autorizado pelo governo catarinense prevê a contratação de 99 novos profissionais.
Para o cargo de delegado é necessário que o candidato tenha formação em nível superior na área do direto, enquanto para o cargo de psicólogo é necessário que o candidato seja formado em psicologia.
Ambos necessitam ter registro no respectivo conselho de classe que rege a categoria.
Os candidato também precisam possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B.
A remuneração prevista para o cargo de psicólogo é de R$ 8.777,40, já o cargo de delegado prevê salário mensal de R$ 18.866,40.
O último concurso realizado pela Polícia Civil de Santa Catarina aconteceu em 2017. Na ocasião foram ofertadas 394 vagas, sendo 200 para o cargo de agente e outras 194 vagas para o cargo de escrivão.
Para concorrer a uma das vagas os candidatos precisaram comprovar nível superior completo.
Ao todo, o certame recebeu pouco mais de 57 mil inscrições. Dessas, 29 mil apenas para o cargo de agente.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação psicológica. Os candidatos aprovados ainda passaram por um curso de formação.
As provas foram aplicadas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.