Saiu! A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso PC RJ 2021) para o cargo de Delegado. De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (13), serão oferecidas nada menos que 50 vagas para a carreira.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) tem a responsabilidade do concurso de Delegado da PC-RJ 2021.
Para concorrer a uma das vagas de Delegado, o candidato deverá ter nível superior em Direito completo. O salário inicial será de R$18.747,95. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em dedicação exclusiva. A contratação ocorrerá sob regime estatutário, que prevê a estabilidade empregatícia.
Do quantitativo de vagas oferecidas no edital da PC-RJ, 32 são oferecidas para ampla concorrência, 10 para negros e índios e 03 para pessoas com deficiência e 05 para candidatos com hipossuficiência econômica.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever no período compreendido entre 21 de setembro e 11 de outubro de 2021, por meio do site do Cebraspe , organizador do concurso. A taxa de inscrição do certame custa R$250.
Segundo o edital do concurso, poderão solicitar a isenção da taxa:
Para isenção, será necessário completar requerimento e enviar a documentação comprobatória das condições, de 21 de setembro a 11 de outubro, pelo portal do Cebraspe.
O concurso de Delegado da PC-RJ para o cargo de Delegado vai contar com até cinco etapas, conforme disposto a seguir:
Os aprovados na inda serão convocados para uma segunda fase do concurso, composta pelo curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol); prova de investigação social e prova de títulos.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 12 de dezembro de 2021 no Rio de Janeiro (RJ). Serão 100 questões, distribuídas entre as matérias de Direito Penal – 20 questões; Direito Processual Penal – 20 questões; Direito Administrativo – 20 questões; Direito Constitucional – 20 questões; Direito Civil – 10 questões; e Medicina Legal – 10 questões.
Cada disciplina totalizará 100 pontos, dessa forma a prova valerá até 600 pontos. De acordo com o edital, será classificado quem obtiver o mínimo de 50 pontos em cada disciplina e 300 no total da avaliação.
Os candidatos APROVADOS e CLASSIFICADOS, dentro do número de vagas ofertadas neste edital, na primeira fase do concurso, serão convocados para matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP), nos termos do art. 14, § 1º, da Lei Estadual nº 3.586, de 21 de junho de 2001, destinado à preparação técnica necessária ao regular desempenho das atribuições do cargo, observada a ordem de classificação, incluídos neste quantitativo os percentuais das reservas de vagas estabelecidos no presente edital.
Será APROVADO no CFP o candidato-aluno que obtiver, no mínimo, 50 (cinquenta) pontos nas Verificações de Aprendizagem a que for submetido durante o Curso, bem como cumprir a frequência mínima exigida, conforme as regras a serem estabelecidas pela ACADEPOL.