A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PC ES 2020) em 2021. O orçamento para realização do novo certame foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado na última segunda-feira, 14 de dezembro. O edital ainda não tem previsão de ser publicado.
Agora, o texto seguirá para sanção do Governador. Ao todo, estão previstas a realização de sete concursos e processos seletivos em todo o Estado.
O Governador do Estado, Renato Casagrande, confirmou que um novo edital será lançado em 2021.
O novo concurso da Polícia Civil-ES 2021 já estava sendo aguardado com uma grande expectativa pela corporação, mas ainda não contava com um anúncio oficial por parte do Governo do Estado. Agora, o chefe do executivo estadual confirmou o objetivo em abrir novo concurso.
“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019, revelou Casagrande.
O Governador do Estado ainda não deu um prazo para abrir o edital de concurso da PC-ES, bem como o quantitativo de vagas que será oferecido no certame. No entanto, ele frisou que deseja realizar concurso todo ano, mesmo com um número pequeno de vagas.
Em outubro, a assessoria de comunicação da corporação confirmou a possibilidade de abertura do novo concurso. A declaração foi passada ao site Folha Dirigida.
“A Polícia Civil informa que não há previsão de um novo edital no momento, mas está em fase análise, por parte da instituição, a possibilidade de elaboração de outro concurso”, consta em nota.
O último edital do concurso PC-ES para Delegado teve edital publicado em março de 2019. Na ocasião, o edital contou com 33 vagas para carreira. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, no dia 14 de julho, no município de Vitória, capital do Espírito Santo.
O certame registrou 15.579 inscritos, sendo 13.407 pagantes e 2.172 isentos. As provas foram aplicadas no dia 14 de julho de 2019.
O concurso público de Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo (Concurso Delegado PC ES 2019) foi anulado. A decisão, tomada pelo delegado-geral da corporação, José Darcy Arruda, foi publicada no Diário Oficial do dia 20 de março.
O edital, aberto em 2019, ainda contou com aplicação de provas objetivas e discursivas. Porém, por um processo administrativo instaurado pelo Núcleo da Assembleia Legislativa da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) para apurar irregularidades, o certame estava suspenso desde o início de 2020.
Segundo o que informou a DPE, a suspensão foi uma medida de prudência, uma vez que o concurso estava em um contexto de falta de informações e de críticas por parte da doutrina especializada em relação ao gabarito oficial adotado pela banca, caracterizando um “flagrante a violação a diversos princípios da Administração Pública”.
O cancelamento do concurso da PC-ES atende a um parecer da Procuradoria-Geral do Estado que recomendou a suspensão do certame, logo após um grupo de candidatos procurá-los para questionar os critérios de correção da prova discursiva.
“Diante dessas reclamações, questionamos o Instituto Acesso, responsável pelo certame, a nos informar qual a qualificação das pessoas que elaboraram os exames e não obtivemos resposta. Os problemas encontrados foram nos critérios de correção da prova, pois alguns itens nem sequer existiam”, disse a defensora pública Flávia Benevides.
100% de Acordo com Último Edital