O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Candido, confirmou que a corporação deve voltar com os concursos (PC-DF) em breve. O certame está suspenso desde setembro de 2020, em função da pandemia do novo Coronavírus. Em suas redes sociais, o diretor falou sobre a retomada do concurso da PC-DF.
“Boa tarde!! Se tudo correr bem iremos remarcar os nossos concursos da PCDF o mais breve possível. Vamos aguardar e que tudo transcorra de forma tranquila,” disse.
No fim de dezembro, Robson mencionou que a realização das provas dos concursos de agente e escrivão está entre os ‘eixos estratégicos’ da corporação para este ano.
“Continuem os estudos, pois um dos eixos estratégicos da PCDF para 2021 será a realização dos concursos para Agente de Polícia e Escrivão de Polícia!!!!!”
Previstas para serem aplicadas em outubro, as provas do concurso da PC-DF foram suspensas. A suspensão ocorreu por conta da pandemia do novo coronavírus e uma possível curva epidemiológica nos casos Covid-19 no Distrito Federal.
“…levando-se em consideração que a curva epidemiológica do vírus Covid-19 ainda demanda cuidados no Distrito Federal, torna pública a suspensão da aplicação das provas objetivas e da prova discursiva,” informou a banca Cebraspe.
O concurso da PC DF para o cargo de Agente registrou um total de 105.286 inscritos, conforme informação publicada no site do Cebraspe, o organizador do certame. A distribuição ficou da seguinte forma:
Foram registrados nada menos que 52.636 inscritos no concurso público para o preenchimento de 300 vagas no cargo de Escrivão de Polícia.
Os concursos de Agente e Escrivão, juntos, contaram com um total de 2.100 vagas.
O maior quantitativo foi para agente, com 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro reserva, para contratação dentro da validade do concurso.
O cargo de Escrivão conta com 300 vagas, sendo todas para provimento imediato e com exigência de nível superior.
Os cargos exigem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B” ou superior em plena validade.