O concurso para Polícia Civil do estado de Alagoas foi reaberto e um novo edital foi publicado. As informações são da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (SEPLAG AL).
O novo edital foi publicado no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, e já foi disponibilizado no site da banca organizadora, o Cebraspe.
Foi necessário lançar um novo edital após diversas mudanças ocorridas no certame desde o inicio de 2022. Entre as mudanças estão o quantitativo de vagas, a data de realização das provas e o período de inscrições.
O primeiro edital lançado em maio de 2022 ofertava 88 vagas para o cargo de delegado. Contudo, em dezembro de 2022, a secretária da SEPLAG AL, Renata Santos, reconheceu que o número de vagas disponibilizadas não seriam suficientes para atender a demanda estadual.
“Após muita discussão da equipe de transição, foi verificado que a quantidade de vagas ofertadas no certame traria um risco para a Polícia Civil pela quantidade de delegados que estão para se aposentar pela continuidade do trabalho. Depois de muita conversa, levamos para o governador a possibilidade de aumentar a quantidade de vagas”, informou a secretária.
Com a publicação do novo edital passam a ser oferecidas agora 100 vagas para o cargo de delegado, onde 50 são para contratação imediata e outras 50 para formação de cadastro reserva.
A publicação do novo edital muda todo o cronograma previsto anteriormente para o certame. A começar pelo período de inscrições.
O novo edital reabre o prazo de inscrições entre os dias 08 de fevereiro de 2023 a 10 de março de 2023, diretamente pelo site do Cebraspe.
Os candidatos interessados em participar do concurso deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 400.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter formação superior em direito. O salário inicial para o cargo de delegado PC AL é de R$ 20.665,50 para uma jornada de 40 horas semanais.
A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 23 de abril de 2023 na cidade de Maceió. Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
A prova objetiva contará com 120 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de língua portuguesa e 90 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva exigirá do candidato a resolução de três questões sobre direito penal, processual penal e / ou constitucional.
Clique aqui para ler o edital retificado de abertura das inscrições e conferir com detalhes o novo cronograma do concurso PC AL.