O concurso público é uma excelente oportunidade para quem deseja alavancar a sua carreira profissional e fazer parte do serviço público. Afinal de contas, a categoria promove diversos benefícios.
Então, abordaremos abaixo todas as informações para você sobre o concurso para juiz. Por isso, veja quais são as funções, como ingressar na carreira, sobre as provas e também quando é o momento ideal para iniciar os estudos.
Sendo assim, acompanhe tudo o que será disponibilizado a seguir para não perder nenhum conhecimento.
As funções de um juiz, dependem exclusivamente da sua especialidade. Por isso, incluem atribuições como: resolver conflitos que sejam da área jurídica em inúmeros casos. Como, por exemplo, na área criminal, familiar, trabalhista e outros.
Para resolver esses conflitos, geralmente os juízes atendem advogados, realizam também audiências e até mesmo conciliações.
Assim, existem 5 esferas de atuação onde os juízes podem estar, são elas: a justiça federal, a justiça eleitoral, a justiça estadual, do trabalho e militar.
Portanto, o juiz federal possui a responsabilidade de solucionar conflitos e resolver situações que envolvam a União, assim como, as unidades pertencentes da administração pública indireta como autarquias e agências reguladoras.
Uma situação que deve ser mencionada é que os juízes federais são responsáveis por julgamentos de estrangeiros. Assim, também que envolvam outros tipos de tratados.
Já o juiz estadual é responsável por realizar os julgamentos comuns, sejam eles nas áreas da infância e juventude, penal e outros mais.
Enquanto, na área do trabalho, os juízes resolvem conflitos pertinentes aos empregados e empregadores.
Aliás, os mesmos juízes que atuam na justiça estadual e federal podem atuar na justiça eleitoral, pois elas não possuem magistrados próprios. Por último, na esfera militar, os juízes militares resolvem questões específicas da carreira militar.
Para ingressar na carreira de juiz é necessário ter a graduação em Bacharel em Direito. Além disso, o candidato ao concurso deve ser aprovado nas provas da OAB, assim como, ter ao menos 3 anos de atividade jurídica. Aliás, essas são as competências exigidas em editais da área.
No entanto, existem algumas outras situações que incluem a análise do perfil de um juiz. Em suma, as características como boa conduta e habilidade de tomar decisões são fundamentais.
O concurso para juiz engloba mais de uma etapa. Sendo assim, a primeira fase acontece com o lançamento do edital e o preenchimento do formulário da inscrição. Então, em seguida, há o desdobramento para as provas objetiva, discursiva e prova oral. Aliás, para a carreira também há a prática de sentença.
Primeiramente, a prova objetiva possui 3 blocos de conteúdo. O bloco um é dividido nas matérias de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente. A propósito, contém 40 questões.
Já o bloco 2 conta com as matérias de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral e englobam 30 questões.
Por fim, o bloco 3 tem matérias como Direito Empresarial, Direito Tributário e Financeiro, Direito Ambiental, Direito Administrativo e Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, totalizando 30 questões.
Ao todo, na prova objetiva é possível encontrar 100 questões cuja assertiva deve ser escolhida dentre 5 alternativas, sendo apenas uma delas a correta.
Ainda assim, as outras etapas como por exemplo a prova discursiva, prova prática, inscrição definitiva, exame de saúde e exame psicotécnico, sindicância de vida pregressa e prova oral somente procedem após a aprovação não objetiva.
Ingressar na carreira de juiz por meio do concurso público é composto por um longo processo. No entanto, promove inúmeros benefícios aos seus aprovados. Como por exemplo, um salário de 30 mil reais mensais, auxílio moradia, saúde, alimentação e transporte que pode ser usufruído por meio de um veículo oficial.
Em decorrência das inúmeras matérias que são cobradas ao longo dele, uma dica é começar a analisar essas matérias, assim que você já tiver o mínimo de conhecimento delas.
Na verdade, não há um prazo para aprovação. Isto é, pode ser que você consiga a vaga após terminar a faculdade e consiga a aprovação. Assim como, também, pode ser que mesmo após a graduação, ainda seja necessário um tempo de preparo com foco nesse concurso. A dica é ficar atento aos requisitos obrigatórios.
Mas, uma coisa é certa: para essa prova é necessário muito conhecimento. E portanto, o quanto antes você começar os seus estudos voltados para esse concurso, caso esteja dentro das exigências, melhor será.