Área Segurança Pública

Concurso para guardas civis é homologado pela Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura da Cidade de São Paulo publicou na última terça-feira, 22 de novembro, a homologação do concurso público realizado para contratação de 1 mil novos guardas civis municipais.

Com a homologação, os candidatos aprovados e classificados no concurso estão aptos para serem convocados em breve.

Em nota emitida pela Secretaria de Comunicação do município, a prefeitura destaca que a homologação integra o plano de metas da cidade. “O ingresso de 1 mil novos guardas faz parte do Plano de Metas da Prefeitura para o período de 2021 a 2024, com o objetivo estratégico de ampliar a capacidade de monitoramento em segurança urbana e a cobertura das ações protetivas destinadas às vítimas de violência na capital”.

O edital de homologação com o resultado final do certame já pode ser consultado tanto no site do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, quanto da banca responsável pela organização do concurso, o Instituto IBADE.

Edital de abertura foi divulgado em março

O concurso para GCM da cidade de São Paulo foi oficialmente divulgado por meio de edital no dia 30 de março de 2022.

Foram ofertadas mil vagas para o cargo de guarda civil metropolitano 3º Classe. O concurso exigia do candidato formação em nível médio completo, além de carteira nacional de habilitação mínimo categoria B.

A remuneração inicial prevista em edital é de R$ 3.750,00 para uma jornada de 40 horas semanais.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, de redação, teste psicológico e teste de aptidão física.

Quase 13 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.

O candidato, ao tomar posse e iniciar exercício, passa a ser considerado aluno-guarda e será capacitado na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU) por um período de seis meses.

Aprovados devem se atentar para a convocação

Com o edital de homologação publicado, os candidatos aprovados e classificados para o concurso da guarda civil metropolitana da cidade de São Paulo devem agora manter-se atentos para a convocação.

Essa é a etapa seguinte ao processo de homologação e, conforme mencionado acima, tem um prazo de até dois anos para convocar os aprovados.

Por isso, os aprovados devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de São Paulo para acompanhar as últimas atualizações em relação ao concurso.

Um dos locais para fazer essa consulta é pelo site da Secretaria de Segurança Urbana da cidade de São Paulo.

O Diário Oficial do município e o site do IBADE também podem ser consultados pelos candidatos aprovados.