Os concurseiros de plantão estão em total expectativa, pois a definição da banca organizadora do Concurso Nacional Unificado pode sair a qualquer momento. Isso porque, de acordo com o cronograma estabelecido, a escolha da banca organizadora deve ser concluída até 22 de novembro de 2023.
Este certame promete abrir portas para um total de 6.640 vagas em níveis médio e superior, abrangendo diversas áreas de atuação. O CNU tem como objetivo simplificar o acesso aos concursos federais, tornando-o mais prático e eficiente.
Então, se você quiser saber mais sobre esse mega concurso que vem por aí, é só continuar lendo, pois vamos explicar tudo.
Até agora não houve a definição da banca responsável pelo CNU, mas já sabemos quais são aquelas que enviaram propostas. Dessa forma, a instituição que deve organizar o concurso deve estar entre essas:
Sendo assim, uma coisa é certa: o CNU terá como banca uma das gigantes organizadoras de concursos. Uma vez que essas instituições figuram entre as maiores e mais respeitadas do Brasil.
Segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a adesão ao edital unificado alcançou um patamar impressionante. Isso porque 21 órgãos federais aderiram à proposta, totalizando uma adesão de 72%.
Aliás, esse marco histórico representa o primeiro concurso unificado em âmbito federal, marcando um avanço significativo no setor.
Veja a seguir os principais marcos do Concurso Nacional Unificado:
É importante ressaltar que a adesão ao concurso unificado foi voluntária para os órgãos federais que tiveram autorização para publicar editais de concursos públicos este ano.
No que diz respeito à remuneração, é preciso considerar todos os concursos autorizados e as leis que regem suas estruturas remuneratórias.
Sendo assim, a expectativa é que os salários iniciais para os aprovados no Concurso Nacional Unificado possam alcançar até R$ 22 mil.
Por isso, essa é uma excelente oportunidade para quem quer seguir carreira pública com uma boa remuneração.
Como o certame será o mesmo para diversos órgãos, os candidatos podem ficar confusos sobre a escolha do cargo ao qual irão concorrer na hora de prestar o concurso.
A saber, a seleção de vagas no CNU será realizada em dois passos cruciais:
Ademais, as cotas no Concurso Nacional Unificado serão distribuídas de acordo com cada bloco e seguirão os seguintes percentuais:
As etapas de avaliação no CNU compreenderão:
Recentemente, o Manual de Orientações para Concursos Públicos, divulgado pelo Ministério de Gestão e Inovação, trouxe à tona uma seleção de tópicos que podem servir como um ponto de partida fundamental para os concurseiros que farão o CNU. Aliás, esses elementos abrangem uma variedade de áreas do conhecimento e incluem:
Portanto, agora que você já sabe mais sobre o Concurso Nacional Unificado, não perca tempo e se prepare antes mesmo do edital sair. Além disso, volte sempre aqui, pois assim que houver a definição da banca, traremos em primeira mão para você!