Atenção candidato do Concurso Nacional Unificado! A nova data da prova objetiva pode estar perto de ser divulgada.
Segundo informações do Governo Federal, a expectativa é que a nova data seja comunicada oficialmente até o dia 24 de maio, nesta sexta-feira.
A comissão interna responsável pelo concurso ainda está alinhando os detalhes, sendo que a decisão final deve ser tomada nos próximos dias.
Vale lembrar que as provas do Concurso Nacional Unificado foram adiadas após as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
Em apoio ao povo gaúcho e para não prejudicar a isonomia do certame, o MGI optou pelo adiamento das provas a nível nacional, assim como tem acontecido com outros concursos em todo o país.
A prova objetiva, comum para todos, será realizada em data ainda a ser definida após o adiamento.
Nesse mesmo dia, serão realizadas as provas objetivas de conhecimentos gerais, comuns a todos os candidatos inscritos, independentemente do cargo escolhido, além de provas de conhecimentos específicos e prova dissertativa que irão variar de acordo com cada área.
Após a primeira fase, os candidatos poderão ainda ser submetidos (a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas) a etapas de avaliação de títulos, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
Para realizar a classificação final dos candidatos, a banca irá medir o desempenho de cada candidato na prova, além de considerar também a ordem de preferência para os cargos que o candidato apontou no momento da inscrição.
As provas continuam previstas para serem aplicadas em dois turnos, conforme segue:
Matutino (2h30 de prova)
Vespertino (3h30 de prova):
O CNU oferta mais de 6 mil vagas em 21 órgãos e ministérios, como o IBGE e o MGI.
Ao todo são oito editais, um para cada bloco temático do certame. A página dos editais já está disponível para consulta dos candidatos. Clique aqui para acessar.
Lembrando que a Fundação Cesgranrio será a banca responsável pela organização e aplicação das provas de todo o certame.
Serão oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos e ministérios que compõe o poder público federal.
As vagas foram divididas em oito blocos temáticos, confira:
Proposto pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Concurso Nacional Unificado, apelidado de ENEM dos concursos, foi lançando em setembro deste ano e consiste, basicamente, em uma seleção onde os candidatos podem se inscrever e concorrer a diferentes vagas pagando apenas uma única taxa de inscrição.
A seleção unificada ainda tem como diferencial o modo de aplicação das provas. De acordo com o Governo Federal, o exame será aplicado a nível nacional, em 220 cidades, seguindo moldes parecidos ao do ENEM, por isso o nome.
O principal objetivo do Concurso Nacional Unificado é centralizar os diferentes concursos autorizados neste ano e agilizar o processo de seleção dos novos servidores em diferentes órgãos e entidades do governo federal.
O governo ainda pontua outros objetivos importantes do ENEM dos concursos: