NACIONAL

Concurso Ministério da Justiça 2022/2023: novo pedido de edital é enviado para 721 vagas

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública tem a expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso Ministério da Justiça 2022/2023) em breve. Acontece que um novo pedido de certame foi confirmado e já está em análise no Governo.

A confirmação do pedido foi feita pela própria pasta. De acordo com o órgão, a solicitação para o novo concurso do Ministério da Justiça foi feita para um total de 721 vagas efetivas para preenchimento de cargos na pasta. Todas são para funções de apoio.

O pedido de concurso foi assinado pelo secretário executivo da pasta, Antônio Ramirez Lourenzo. As oportunidades foram pleiteadas para os seguintes cargos:

  • 170 cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais; e
  • 551 cargos de níveis superior e médio do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

A princípio, confira a seguir a distribuição das 551 vagas de níveis médio e superior solicitadas pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública:

administrador: 08 vagas;
analista técnico-administrativo: 129 vagas;
arquiteto: 01 vaga;
arquivista: 02 vagas;
assistente social: 01 vaga;
contador: 04 vagas;
economista: 05 vagas;
enfermeiro: 01 vaga;
engenheiro: 07 vagas;
estatístico: 01 vaga;
médico: 04 vagas;
psicólogo: 03 vagas;
sociólogo: 02 vagas;
técnico em assuntos educacionais: 19 vagas;
técnico em comunicação social: 05 vagas;
agente administrativo: 355 vagas; e
técnico em contabilidade: 04 vagas.

Último Concurso do Ministério da Justiça foi aberto em 2013

O último concurso do Ministério da Justiça foi aberto há sete anos, em 2013, quando o concurso contou com 125 vagas em cargos de ensino superior. A validade do certame já venceu.

O edital contou com organização do Cebraspe, antigo Cespe, como organizador. O documento contou com provas objetiva e discursiva, sendo ambas com caráter eliminatório e classificatório.

As disciplinas cobradas no concurso foram Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo (exceto para o analista técnico administrativo), Legislação específica Atualidade (somente para o analista técnico administrativo) e Conhecimentos específicos.

Ministério da Justiça abriu edital para temporários em 2020

Em 2020, o Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu edital para preenchimento de 35 vagas em 3 cargos diferentes. O Instituto AOCP organizou o certame.

As vagas do concurso foram destinadas para Analista de Governança de Dados – Big Data (13 vagas); Cientista de Dados – Big Data (12); e Engenheiro de Dados – Big Data (10).

De acordo com o edital publicado, foram exigidos nível superior ou pós-graduação na área de Informática/Computação e experiência superior a cinco anos no ramo. Os aprovados tiveram lotação em Brasília (DF).