O concurso do Ministério da Justiça foi homologado e teve convocação para inspeção médica e contratação dos aprovados divulgadas (clique aqui e veja).
Inicialmente, na última terça-feira, 17 de novembro, o resultado final e a homologação foram publicados no site da banca. Nesta quinta-feira (19), foi divulgado no Diário Oficial da União, o documento de convocação para inspeção médica e contratação dos aprovados no certame.
A partir de agora, os candidatos habilitados no concurso deverão apresentar os exames médicos admissionais, durante o período de 25 de novembro a 2 de dezembro, na Divisão de Promoção à Saúde – DIPS, da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, localizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco “T”, Anexo II, Térreo. Para isso, será necessário realizar agendamento via e-mail (saude.dips@mj.gov.br).
O concurso recebeu 653 inscrições, sendo 362 para Analista de Governança de Dados (362), Cientista de Dados (167) e Engenheiro de Dados (124).
São oferecidas 35 vagas temporárias com salários de R$8,3 mil. As vagas no edital do concurso do Ministério da Justiça 2020 são oferecidas para os cargos de Analista de Governança de Dados – Big Data (13 vagas), Cientista de Dados – Big Data (12) e Engenheiro de Dados – Big Data (10).
Para concorrer a uma das vagas no concurso do MJ, em todos os cargos citados acima, o candidato deverá ter nível superior ou pós-graduação na área de Informática/Computação e experiência superior a cinco anos no ramo. Além disso, o aprovado deverá ter disponibilidade para atuar em Brasília, no Distrito Federal.
De acordo com o edital do concurso do Ministério da Justiça, os aprovados vão atuar por 40 horas semanais. Os profissionais serão contratados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no quadro de profissionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os interessados em concorrer a uma das vagas no concurso do Ministério da Justiça puderam se inscrever no site da banca (https://www.institutoaocp.org.br/concursos.jsp). A taxa de inscrição do Concurso Ministério da Justiça custou R$60.
O concurso do Ministério da Justiça 2020 vai contar com provas objetivas e títulos. Além disso, o certame vai contar com investigação social. A primeira fase do certame vai contar com exame de múltipla escolha.
A avaliação objetiva vai ser aplicada em Brasília. A data ainda será definida.
Serão oferecidas, ao todo, 60 questões, distribuídas entre as matérias de Língua Portuguesa (10 questões); Inglês (05); Raciocínio Lógico (05); e Conhecimentos Específicos de Informática (40).
O candidato deverá acertar no mínimo 1 (uma) questão em cada área de conhecimento, e obter 40% (quarenta por cento) ou mais do total de pontos previstos para Conhecimentos Específicos de Informática, e 30% (trinta por cento) ou mais do total de pontos previstos para o conjunto das demais áreas de conhecimento, para não ser eliminado do Processo Seletivo Simplificado, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos neste Edital.
Segundo o edital, os exames de títulos vão ser realizados apenas para quem for aprovado na prova objetiva, de acordo com o limite de classificação:
A prova de títulos do Concurso Ministério da Justiça ainda não tem data para acontece. Segundo o edital, essa fase vai ter 10 pontos no total, de caráter eliminatório e classificatório, não podendo eliminar quem não participou da prova. O resultado, conforme informado no edital, vai ser divulgado em momento posterior.
De acordo com o edital, até 125 candidatos serão aprovados no certame. Ou seja, além das 35 vagas, mais 90 concorrentes podendo ser convocados durante prazo de validade do certame.
A validade da seleção vai ser de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.