O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso MAPA 2022) para o preenchimento de 360 vagas de temporários. A oferta, distribuída entre preenchimento imediato (60 vagas) e formação de cadastro reserva (300 vagas), é destinada para graduados.
As vagas imediatas do concurso MAPA estão distribuídas entre os cargos de:
Além das vagas imediatas acima, haverá um cadastro reserva para preenchimento de 300 vagas.
O salário é de R$8.300. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e haverá reserva de vagas para deficientes.
Os interessados em concorrer a uma das vagas do concurso MAPA para temporários poderão se inscrever no período compreendido entre 30 de março e 02 de maio de 2022, por meio do site do Idib, o organizador da seleção . A taxa de inscrição custa R$44.
Os candidatos inscritos no CadÚnico, que declararem ser de família de baixa renda, além dos doadores de medula óssea, poderão solicitar a isenção deste valor. O prazo é até esta sexta, 1º de abril.
O concurso de temporários do MAPA terá provas objetivas no dia 05 de junho de 2022, para todos os candidatos. O exame objetivo, de caráter eliminatório e classificatório, terá 60 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Na primeira fase, todas as questões de Conhecimentos Básicos terão peso 1, enquanto a parte de Conhecimentos Específicos terá peso 2. Será necessário possuir 50% de aprovação em toda prova para ser considerado habilitado nas provas.
Além disso, o concurso terá avaliação de títulos, de caráter classificatório.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.
Assim, o Ministério da Agricultura busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio. Com a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o Mapa visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e a produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional.
Para a consecução de seus objetivos, o Mapa conta com uma estrutura fixa de cinco secretarias, 27 superintendências estaduais e suas respectivas unidades, uma rede de seis laboratórios, além de duas vinculadas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que abrigam cerca de 11 mil servidores espalhados por todo o Brasil.