Mais um concurso Londrina PR será aberto no município, dessa vez, voltado aos profissionais de saúde. Marcelo Belinati, prefeito da cidade, informa sobre autorização do certame que visa o preenchimento de 13 cargos diferentes.
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos é a responsável pela organização do concurso e liberação do edital. O processo está em fase de finalização do Termo de Referência, documento importante que serve como base para diretrizes do edital e escolha da banca. Apesar de que ainda não há informações sobre a banca, especula-se que o edital do concurso não vá demorar de ser liberado.
Anteriormente, um concurso já havia sido autorizado. Dessa vez, direcionado aos profissionais da educação, PEB 01 – Professor de Educação Básica com carga horária de seis horas e para atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental. De acordo com a Secretária de Recursos Humanos da Câmara de Vereadores, Julliana Bellusci, há no momento possibilidade para contratação de 19 novos profissionais: “A princípio só podemos trabalhar com a vacância, que no momento são 19 vagas. Entretanto, há uma grande possibilidade de surgir outras vagas depois, porque existe um projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores visando à criação de mais 350 vagas e que, se aprovado, poderá entrar neste edital”.
De acordo com os trâmites deste concurso, tudo indica que o edital saia em outubro de 2022 e até janeiro do próximo ano as etapas burocráticas cheguem ao fim e o concurso seja finalmente realizado. Vale lembrar que as datas são apenas possibilidades. A Secretária reiterou que fatores como orçamento, por exemplo, precisam ser levados em conta durante o andamento de um certame.
Em 2022, outro certame aconteceu em Londrina, dessa vez, para guarda municipal. Inicialmente, foram abertas as possibilidades para 35 vagas, que foram reajustadas para 50. O certame foi para nível médio e além disso, os candidatos deveriam cumprir os seguintes requisitos: Carteira de Habilitação categoria A e B ou A e Superior (C, D, E); Idade mínima de 18 anos. A remuneração levou em conta o vencimento básico, complemento salarial, gratificação de risco de vida, auxílio-alimentação e assiduidade, totalizando o valor de R$3.364,77.
A carga horária dos profissionais é equivalente a 36 horas semanais em turnos que podem variar a depender da necessidade do município. Além disso, os guardas podem ser convocados em finais de semana, assim como feriados, de acordo com sistema de revezamento, em ritmo de escala.
O último certame contou com etapa que visava provas objetivas e discursiva. As 40 questões tiveram como conhecimentos gerais as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa: 10 questões; Matemática e Raciocínio Lógico: 10 questões.
Já como conhecimentos específicos, foram cobrados as seguintes matérias: História e Geografia de Londrina: 5 questões; Legislação Específica: 10 questões; Noções de Direito: 5 questões. Já a etapa discursiva contou com a chamada avaliação de relato em que o candidato precisaria analisar um Boletim de Ocorrência. Outras etapas do certame foram: Teste de aptidão física (TAF); Investigação de conduta, avaliação psicológica e médica; Curso de formação.
O teste de aptidão física foi aplicado para homens e mulheres e teve os seguintes exercícios: Impulsão Horizontal (masculino e feminino); Flexão abdominal (masculino e feminino); Tração na barra fixa (masculino) / Isometria na barra fixa (feminino); Teste de Cooper – 12 minutos (masculino e feminino).