A Prefeitura de Fortaleza, Ceará, deu mais um passo rumo ao concurso para auditor e analista do Tesouro Municipal (concurso ISS Fortaleza). O anúncio foi feito na última terça-feira, 13 de setembro, através do Diário Oficial. Vale lembrar que o grupo é fundamental para o andamento do certame, assim como responsável pela elaboração do edital, estabelecer número de vagas para o concurso, supervisionar e coordenar as etapas da seleção.
A autorização para realização do concurso foi realizada em agosto, mais precisamente no dia 31. Contudo, desde 2020, o curso do exame está em andamento. Na época, a Cebraspe foi escolhida para coordenar e foi anunciado a oferta de 50 vagas para analista do Tesouro Municipal.
Entretanto, devido a pandemia do Coronavírus houve a suspensão do contrato. Não há informações sobre a contratação de nova banca ou se a Cebraspe será mantida, mesmo que a vigência contratual tenha voltado a valer em setembro de 2020.
As vagas do concurso ISS Fortaleza são para nível superior, os cargos são para auditor do Tesouro Nacional com graduação em qualquer especialidade e analista, neste caso, o candidato precisa ter a graduação de acordo com as áreas especificadas no edital. Os ganhos iniciais dependem do cargo, sendo de R$13.377,28 para auditor e de R$8.986,71 para analista, dados de 2019. Entre as atribuições dos cargos estão:
Contribuir para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das atividades relacionadas com a missão e plano de trabalho da Sefin, visando ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos. Como também exercer outras atribuições correlatas e típicas do cargo, conforme dispõe a legislação.
Participar da formulação da política tributária do Município, coordenar e realizar atividades de tributação, arrecadação, fiscalização, recolhimento e controle dos tributos e demais rendas do erário. Além de gerenciar a dívida ativa e exercer outras atribuições correlatas e típicas do cargo, conforme dispõe a legislação.
A últimas provas do concurso ISS Fortaleza aconteceram em 2008, sendo um total de 60 vagas para os cargos de auditor e analista. Para o cargo de auditor a graduação poderia ser em qualquer área, já para analista, os candidatos poderiam ter graduação nas seguintes áreas: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharia e Geografia.
As provas para analista contaram com conhecimentos básicos e específicos, já para auditor, as provas tiveram questões de conhecimentos básicos, específicos e conhecimentos especializados, como sendo a terceira e última etapa do certame.