O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou na noite dessa quarta-feira, 07 de junho, a nomeação dos mil candidatos aprovados no último concurso do INSS.
A autorização para as nomeações deve ser publicada na próxima semana no Diário Oficial da União.
“As nomeações dos novos 1 mil servidores aprovados no último concurso do INSS estão liberadas e devem sair na próxima semana. Estamos avançando e, com este novo reforço, vamos trabalhar para reestabelecer a dignidade dos brasileiros que procuram a Previdência Social!”, informou o ministro.
O concurso INSS foi homologado no dia 04 de maio, com a publicação do resultado final do curso de formação publicada no Diário Oficial da União.
Com isso, o prazo de validade do certame, que é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, passa a contar a partir desta data, tendo vigência até o dia 04 de maio de 2024 ou, caso seja prorrogado, até 2025.
Dentro desse prazo, todos os candidatos aprovados, incluindo o cadastro reserva, devem ser convocados para assumir o cargo.
Para consultar o nome de todos os aprovados no concurso INSS, clique aqui.
O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que cerca de 2 mil candidatos aprovados em cadastro reserva no último concurso INSS também deverão ser convocados em breve.
A afirmação do ministro foi gravada em vídeo durante reunião com a Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social), em Brasília, no dia 08 de fevereiro.
O ministro Carlos Lupi, foi recebido pelo presidente da Associação, Alexandre Barreto Lisboa, e pelo vice-presidente executivo, Paulo César Régis de Souza. Na ocasião, foram entregues ao ministro diversas demandas, entre elas:
No vídeo, Carlos Lupi afirma que serão convocados muito em breve, os 2 mil aprovados em cadastro reserva, além dos candidatos aprovados para as vagas imediatas, totalizando mais de 3 mil nomeações.
“Tem vários aspectos aqui, que são mais do que justos. A questão do concurso público, já foram mil, eu pretendo chamar os outros 2 mil, que estão esperando, até o final do ano”, afirmou o ministro.
De acordo com o edital do certame, até 3.373 candidatos possuem chances de classificação no concurso. Desse total, 2.487 vagas destina-se a ampla concorrência.
A convocação dos aprovados para o curso de formação do concurso INSS foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de fevereiro.
O curso de formação do INSS possui caráter eliminatório e classificatório, portanto, integra as etapas do concurso público.
Os candidatos aprovados e matriculados no curso de formação do INSS passaram por uma prova com objetivo de avaliar o nível de conhecimento do aluno com relação aos temas abordados durante o curso.
A prova foi aplicada no dia 09 de abril.
Entre os assuntos que foram exigidos do candidato, estão:
A prova objetiva foi composta por 120 itens no formato CERTO ou ERRADO. Já a prova discursiva exigiu do candidato a resolução de duas questões com, no máximo, 15 linhas sobre assuntos tratados no curso. A prova vale 30 pontos, sendo 15 pontos para cada questão.
Para ser considerado aprovado no curso, o candidato precisou obter 48 pontos ou mais na prova objetiva, além de pontuar com, no mínimo, 12 pontos na prova discursiva. A
As provas foram realizadas nas mesmas cidades onde o curso foi ministrado. Confira a seguir:
O curso de formação do INSS aconteceu entre os dias 06 de março e 05 de abril de 2023.
Ao todo, o curso contou com 180 horas presenciais em turno integral.
Os candidatos aprovados e inscritos no curso de formação foram remunerados com até 50% do valor de um salário mensal.
O último concurso realizado pelo INSS, em 2022, contou com mais de 1 milhão de inscritos. Foram, no total, 1.023.494 de inscrições de candidatos interessados em concorrer a uma das 1000 vagas oferecidas para o cargo de técnico de seguro social.
O cargo de nível médio oferece salário de R$ 5.905,79, já incluso as gratificações e auxilio-alimentação, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O contrato de trabalho concedido é o do regime estatuário, ou seja, garante estabilidade.
As vagas foram distribuídas entre 97 gerências executivas do INSS por todo o Brasil, conforme segue:
As inscrições para o concurso do INSS tiveram inicio no dia 16 de setembro de 2022, encerrando no dia 04 de outubro, com taxa de inscrição no valor de R$ 85.