Notícias

Novo concurso INSS em 2023? Equipe de transição de LULA estuda possibilidade

O concurso INSS para 2023 está entre os assuntos falados pela equipe de transição do novo governo. Sendo assim, uma das propostas de Luiz Inácio Lula da Silva é a contratação de mais de mil profissionais.

Apesar de existir um concurso em andamento com a disponibilidade de mil vagas para nível médio, o certame não ofereceu vagas para nível superior.

A carreira de analista do seguro social ficou fora da disputa podendo, portanto, fazer parte do novo edital do INSS. Na ocasião, quando foi solicitado no certame, 1.571 oportunidades constavam no pedido enviado pela autarquia ao Ministério da Economia.

Chances concurso INSS 2023

Os principais motivos que explicam a possibilidade de existência de um novo concurso INSS é o fato de que o edital que está em andamento não foi direcionado para a carreira de nível superior. Com isso, a quantidade dos novos profissionais advindos do certame em andamento não comporta a necessidade do INSS.

Vale lembrar que a solicitação antiga era para que fossem permitidos no edital e abertas o total de 7 mil vagas. Os trâmites exigidos e o estudo para o novo certame estão sendo tratadas de forma interna.

De acordo com Luiz Marinho, ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, há necessidade direta de equipar o instituto: “É preciso mais servidores, porque a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta. Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, porque senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos”, disse à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil)”.

Provas

As provas do certame em andamento foi no dia 27 de novembro. Os estudantes forma submetidos a etapa objetiva com o total de 120 questões. A Cebraspe foi a banca responsável. As disciplinas aplicadas foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.