O concurso INSS ( Instituto Nacional de Seguro Social) pode ter edital para peritos liberado a qualquer momento. O novo certame vem sendo aguardado.
Vale lembrar também que já foi pontuado a necessidade de realização da seleção e recomposição do quadro de servidores. Diante disso, o deputado Beto Preto (PSD-PR) reforçou a necessidade de reforços na carreira.
Segundo o deputado, em 2010 eram 5,2 mil peritos. Entretanto, este quantitativo caiu para 3,2 mil, atualmente. Sobre a urgência disse: “Vim aqui hoje na condição de perito médico federal de carreira, falar um pouco sobre a nossa carreira que vem sofrendo um desmonte ao longo dos últimos. A carreira do perito médico federal vem se esvaindo nos últimos 10 anos. Nos últimos anos tivemos inclusive, a forte diminuição de quadros. Do ponto de vista de idade dos peritos, já vimos a maioria passando dos 55, 60 anos e já encaminhando para o período próximo da aposentadoria”.
Carlos Lupi, ministro da Previdência, também fez questão de esclarecer sobre o novo edital: “Temos que preparar um novo concurso. Nós temos, praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais médicos peritos e ao mesmo tempo também convênios que nos ajudem”.
O último edital para peritos aconteceu em 2011. Na ocasião, foram ofertadas 375 vagas.
A seleção foi organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e contou com remuneração inicial de R$ 9.070,93, compostos de:
Além da fase objetiva, os candidatos foram submetidos à prova de titulos, para o cargo de médico, nível superior. O concurso também ofertou vagas para técnicos, com exigência de nível médio completo.
Hoje mesmo (2), nós temos mil servidores chamados, que estão sendo treinados. Até o final do ano, eu pretendo chamar mais 2.250. Além disso, nós também vamos fazer concurso para a Perícia Médica”, disse Carlos Lupi em entrevista.
Vale lembrar que o ministro já citou outras vezes sobre a intenção de realizar novas contratações para área de perito, inclusive, no mês passado, 16 de fevereiro. “Temos que preparar o novo concurso que há mais de dez anos não é realizado. Nós temos praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais peritos”.
O novo edital não deve demorar de ser liberado, além da vontade apresentada pelo ministro, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) confirmou a reabertura dos canais de negociação classista, com a recriação das mesas setoriais, que irão tratar de forma direta sobre a reposição salarial e o concurso para a categoria.
“O intercâmbio estabelecido representa o primeiro passo na luta pelo aumento salarial e pelo concurso público, medidas extremamente necessárias para a preservação e para a evolução da carreira”.
O concurso INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) está sendo alvo de questionamentos sobre o curso de formação.
Diante disso, a banca organizadora, Cebraspe, esclareceu pontos importantes sobre as provas objetivas e discursivas que serão realizadas após o curso. O comunicado foi divulgado na última terça-feira, 14 de março. As avaliações contarão com os seguintes temas:
Além disso, esclareceu, também, que as provas objetivas e discursivas do curso de formação serão realizadas nas mesmas cidades em que estão sendo realizadas as aulas, em local a ser oportunamente divulgado.
A banca ainda esclareceu que para fins de preparação para as provas objetivas e discursivas, as apostilas deverão ser consideradas roteiros de estudos e deverão ser sempre complementadas com a legislação relativa ao assunto em estudo.
Clique aqui e acesse o comunicado na íntegra
Os esclarecimentos foram publicados em fevereiro, por meio do Diário Oficial. De acordo com o documento, foram excluídos os itens relacionados às notas mínimas para aprovação nas provas objetivas (48 pontos ou mais) e discursiva (12 pontos ou mais).
Sendo assim, a nota final será calculada do seguinte modo:
Candidatos com nota inferior a 7 serão excluídos da etapa. Para os candidatos negros convocados para o curso de formação, na Gerência Executiva de Ouro Preto, em Minas Gerais, a ordem de classificação também sofreu alteração.
Outra mudança se refere aos valores concedidos aos candidatos que não concluírem o curso de formação. Conforme o documento, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.
O concurso INSS voltou a ser pauta na reunião do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Durante encontro com o deputado federal Marcelo Lima, foi estabelecido como devem acontecer as chamadas dos aprovados no cadastro reserva.
De acordo com Lupi, espera-se 3 mil novos servidores, contudo, metade do quantitativo ainda precisa ser aprovado pelo Governo Federal, levando em conta a solicitação do ministro.