Concurso INSS 2016/2017 Peritos – Edital terá 1.530 vagas! Salários de R$10mil!

Boa notícia concurseiros! Um novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ser autorizado pelo Ministério do Planejamento (MPOG). Agora, o Instituto terá vagas para o cargo de Perito Médico Previdenciário, com exigência de graduação em medicina. O quantitativo de vagas foi anunciada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rosseto. São 1.530 vagas no total.

O comunicado do novo concurso do INSS (Concurso INSS Perito 2016/2017) foi divulgado na última terça-feira, dia 15, com a publicação do decreto nº 8.691, que altera regras para quem precisa prorrogar benefícios como auxílio-doença e para quem quer voltar a trabalhar antes do prazo do atestado médico. Além disso, houve alteração no Regulamento da Previdência Social (RPS), aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, e traz três principais novidades: a possibilidade do INSS realizar convênio com o SUS, a concessão do benefício com base no atestado do médico assistente, e a regulamentação para o retorno antecipado ao trabalho.

De acordo com o ministro Miguel Rosseto, o objetivo das medidas “é melhorar o atendimento à população”. Além do decreto, houve reforço para realizar ainda este ano concurso público para os quadros do INSS. “São 7.531 servidores em todas as áreas, sendo 1.530 peritos médicos. O decreto e o concurso vão fortalecer nossa capacidade de acolhimento e atendimento às pessoas num momento de dificuldade quando estão afastadas do trabalho por questões de saúde ou por acidente.”

Para concorrer a uma das vagas de Perito, o candidato deve ter  graduação em Medicina e inscrição no conselho regional da categoria. Os salários chegam a R$ 10.056,80 (considerando 80 pontos de gratificação de desempenho de atividade de perícia médica previdenciária).

O último concurso

O último Concurso Perito INSS foi realizado há três anos. A organização foi da Fundação Carlos Chagas (FFC), que aplicou provas objetivas. Além disso, houve avaliação de títulos. Os peritos responderam a 30 sobre Conhecimentos  Básicos (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo), e 50 sobre Conhecimentos Específicos. No exame de múltipla escolha, a aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos,  30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e 40% do total de pontos da prova.

Comentários estão fechados.