Concurso INSS 2016: Grande chance de mais Convocações (12 mil servidores em condições de se aposentar)

O professor do Gran Cursos, ex-Presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), conhecido nacionalmente por suas contribuições como Procurador Federal do INSS há mais de 15 anos, Carlos Mendonça, ressaltou o momento delicado que a autarquia enfrenta. Segundo ele, o órgão tem em sua estrutura 40 mil servidores, sendo que pelo menos 12 mil deles estão em condições de se aposentar, daí a importância da nomeação de pelo menos o dobro de aprovados no concurso que recebe inscrições até o próximo dia 22. Ainda de acordo com ele, o concurso é líquido/certo e vai acontecer. ‘’É uma imposição do TCU e uma necessidade material ’’, afirma. # concurso inss

Hoje, se todos os que têm direito aposentaria a requeressem, o instituto perderia cerca de 25% da sua força de trabalho, tornando totalmente ineficaz a prestação de serviço à população.  Mais de quatro milhões de cidadãos procuram mensalmente as agências do INSS.  Além do atendimento presencial, o INSS atende, ainda, uma demanda de mais de seis milhões de ligações telefônicas mensais – quase 68 milhões por ano – por meio das centrais de tele atendimento.

Hoje, a grande carência de pessoal (mais de 5 mil servidores) e às aposentadorias previstas (mais de 12 mil em condições de pedir o benefício), revelam a urgência na realização da seleção, se não acontecer, ela entrará em colapso, conforme alertou o Tribunal de Contas da União (TCU), em recente auditoria.

Prepare-se: Apostila Concurso INSS 2016 – Técnico do Seguro Social

Aqueles que desejam ingressar na autarquia devem ficar atentos, pois devido a grande necessidade de pessoal da autarquia o planejamento é nomear imediatamente os aprovados na seleção. Isso é mais um bom incentivo para que os candidatos continuem focados e estudem até as provas, tendo em vista o tempo ser aliado dos concurseiro/as, com as avaliações sendo aplicadas somente na primeira quinzena de maio.

Outro fator muito importante para quem já se prepara para o concurso do INSS é a alta demanda de servidores que o órgão necessita (houve 1.096 vacâncias só em 2015). Aliado a esse fator, temos o  grande volume de convocações do último concurso, organizado pela FCC, que ofereceu 1.500 vagas de técnico e 375 de perito médico. Dos 6.881 aprovados, foram convocados, nada menos, do que 5.020 candidatos. Outro dado que favorece um número maior de convocados além da oferta inicial é o alto índice de aposentadorias previstas (18.420 até 2017). Com isso, a expectativa é que, desta vez, também haja um bom número de convocações extras, durante dois anos, prazo de validade do concurso, considerando a prorrogação, tradicional. Clique na imagem abaixo e veja todos os detalhes. Para isso, o INSS precisará solicitar o adicional de 50% ao Ministério do Planejamento, assim como fez nas últimas seleções, quando recebeu o aval da pasta.

Em 2008, também aconteceram muitas convocações extras. Na ocasião havia 1.400 vagas de técnico, mas 2.100 aprovados foram empossados. Ciente da sua necessidade e com o desejo de aproveitar ao máximo o atual concurso, o INSS especificou em edital a formação de cadastro de reserva, mostrando aos candidatos que valerá a pena fazer parte dele, caso a aprovação imediata não seja alcançada.

A autarquia oferece 800 vagas para técnico do seguro social, que exige apenas o nível médio, e 150 de analista, para graduados em Serviço Social. O regime de contratação é o estatutário , que garante a estabilidade. A concorrência promete ser acirrada por uma das vagas, como é tradição. Em 2012, por exemplo, foram quase um milhão de inscritos, percentual que deverá ser aumentado em até 50%, segundo especialistas. As excelentes remunerações em início de carreira e os benefícios que a autarquia oferece prometem ascender o ânimo dos candidatos.

Apostila e Caderno com 1000 Testes INSS 2016 - Técnico do Seguro Social 
 Apostila e Caderno com 1000 Testes INSS 2016 – Técnico do Seguro Social 
 Apostila e Caderno de Testes+Curso Online INSS 2016 - Técnico do Seguro Social[+CD e DVD Grátis] 
 Apostila e Caderno de Testes+Curso Online INSS 2016 – Técnico do Seguro Social[+CD e DVD Grátis] 
 Apostila INSS 2016 - Analista do Seguro Social 
 Apostila INSS 2016 – Analista do Seguro Social 

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), até o dia 22 de fevereiro. As taxas são de R$ 65 para técnico e R$ 80 para analista, e podem ser pagas, até 18 de março, em qualquer agência bancária, bem como nas lotéricas ou nos Correios.

Os candidatos serão avaliados apenas por meio de prova objetiva, composta por 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.  O exame para o cargo de técnico do seguro social versará sobre as disciplinas de ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática e seguridade social, sendo aplicado no dia 15 de maio de 2016, no período da manhã para nível superior e à tarde para médio. Para ser aprovado, o candidato deverá obter nota superior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos; nota superior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específico; e nota superior a 36,00 pontos no conjunto das provas. Todas as capitais terão aplicação das avaliações.

Números – A defasagem de pessoal, somada à meta do INSS de ampliar a rede de 1.530 para 1.830 agências, faz da seleção iminente uma aposta segura para quem já se prepara para se tornar servidor do instituto. Estima-se que, para cada unidade, sejam necessários cinco novos servidores. Atualmente, o INSS conta com um contingente de 27.758 técnicos da previdência e 5.413 analistas. Desse total, 46% estarão em condições de se aposentar até 2017. A recomendação para fazer o concurso partiu do Tribunal de Contas da União (TCU), alegando que, caso o INSS não fizesse uma reposição de pessoal, poderia entrar em colapso, tendo em vista a falta de pessoal e considerando o crescimento das demandas e o número de atendimentos. Os candidatos, portanto, devem ter como estratégia a busca de uma boa classificação, pois isso lhes garantiria uma vaga imediata ou, na pior da hipóteses, os colocaria próximos de uma vaga futura.

O instituto conta atualmente com aproximadamente 40 mil servidores que prestam atendimento presencial aos quase quatro milhões de cidadãos que procuram as agências mensalmente. Além do atendimento presencial, o INSS atende, ainda, uma demanda de mais de seis milhões de ligações telefônicas mensais – quase 68 milhões por ano – por meio das centrais de tele atendimento.

Retificação – Após o pedido de entidades sindicais (CNTSS e Fenasps), o INSS retificou nesta sexta-feira, dia 4, as atribuições do cargo de analista, que constam dos subitens 2.1.1 e 2.3 do edital. As alterações podem ser consultadas aqui.

Informações do GranCursos

Comentários estão fechados.