Está confirmado! O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) será mesmo o organizador oficial do Concurso INSS 2015. A confirmação veio através do Boletim de Serviço da Autarquia (veja abaixo). Segundo consta no documento, a Divisão de Desenvolvimento de Carreiras da Diretoria de Gestão de Pessoas recebeu e analisou as propostas de serviços encaminhados pela FCC, FGV e Cespe/UnB, sendo que a última foi a opção escolhida para executar a prestação de serviço técnico especializado, necessário à realização do concurso público autorizado. Nos próximos dias, o extrato de dispensa de licitação deverá ser publicado no Diário Oficial da União, para posterior divulgação do edital de abertura do tão aguardado concurso INSS 2015.
O último concurso do INSS foram oferecidas 1.875 vagas, distribuídas entre 1.500 para técnico e 375 para perito médico. Os técnicos foram avaliados por 60 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Previdenciário) e 40 de Conhecimentos Específicos.
Já para os graduados, no caso de analista, a última seleção aconteceu em 2013, mas para a área de Serviço Social, em 2008. Na oportunidade, foram 60 questões objetivas, versando sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Conhecimentos Específicos. Os interessados nas vagas de analistas devem considerar, porém, que em 2013 a disciplina de Raciocínio Lógico foi substituída por Ética no Serviço Público.
Apesar do total de vagas autorizadas, a expectativa é que o INSS realize diversas nomeações extras, já que há uma grande carência por pessoal na autarquia. Para isso, o INSS terá que solicitar ao Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas, visto que em 2011, foram 5.020 convocações, de 6.881 aprovados, ou seja, 133% além da oferta prevista em edital.