O concurso INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) deve acontecer em breve, mediante necessidade de recompor o quadro de servidores.
A confirmação é que o novo certame oferte 412 vagas. Vale lembrar que o Instituto conta com mais de 880 cargos vagos.
Apesar de ainda não se ter maiores informações sobre cargos e vagas, espera-se que o novo edital contemple as cadeiras vagas no órgão.
De antemão, o órgão conta com 882 cargos vagos divididos da seguinte forma:
Pesquisador em Propriedade Industrial: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em área específica e registro no respectivo conselho de classe, se for o caso.
Tecnologista em Propriedade Industrial: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em área específica e registro no respectivo conselho de classe, se for o caso.
Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em área específica e registro no respectivo conselho de classe, se for o caso.
Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Técnico em Propriedade Industrial: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Pesquisador em Propriedade Industrial: desenvolver atividades de análise processual voltadas aos exames de pedidos e elaboração de pareceres técnicos para concessão de direitos de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia, registro de desenho industrial e de indicações geográficas, desenvolvimento de programas e projetos visando à disseminação da informação tecnológica das bases de patentes, desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial e realização de estudos e pesquisas relativas à área.
Tecnologista em Propriedade Industrial: desenvolver atividades de análise processual voltadas aos exames de pedidos e elaboração de pareceres técnicos para concessão de direitos relativos ao registro de marcas, de desenho industrial e de indicações geográficas, entre outros; desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial e realização de estudos técnicos relativos à área.
Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial: desenvolver atividades relacionadas à gestão corporativa e de infraestrutura, planejamento organizacional, auditoria, administração e desenvolvimento de recursos humanos, gestão patrimonial, orçamentária, financeira, de materiais e de contratos, bem como desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial, além de outras atividades com o mesmo nível de complexidade relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do INPI.
Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial: desenvolver atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do INPI.
Técnico em Propriedade Industrial: desenvolver atividades de suporte e apoio técnico especializado em matéria de propriedade industrial e intelectual.
Os servidores aprovados no concurso INPI já terão reajuste salarial referente ao percentual de 9%. Diante disso, os salários de acordo com os cargos serão os seguintes valores:
Antes de tudo, o último concurso aconteceu em 2014 e ofertou os cargos de pesquisador e tecnologista. O certame contou com a organização da Cespe e ofertou 100 vagas. Segundo levantamentos, foram 8.836 inscritos.
Entre os conhecimentos exigidos foram:
De antemão, em 2012, o concurso ofertou vagas para os cargos de Pesquisador, Tecnologista e Técnico em Propriedade Industrial e de Analista e Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial com oferta de 250 vagas. A validade da seleção chegou ao fim em maio de 2015.
As vagas foram divididas entre:
Por fim, as avaliações aconteceram em turnos diferentes: os de nível superior terem sido aplicadas no turno da manhã e os de nível intermediário no turno da tarde; realizadas no mesmo dia.