Na última sexta-feira, dia 6, foi divulgado no Diário Oficial da União o certificado de dispensa de licitação para a definição da banca organizadora do concurso INPA. Dessa forma, o responsável por planejar, organizar e executar o certame será o Cebraspe.
Quer ficar por dentro de tudo o que devemos esperar da nova edição do concurso do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia? É só continuar lendo até o final e conferir tudo.
Muita gente se pergunta o porquê de a definição da banca de um concurso ser tão importante para os concurseiros. Afinal, essa instituição parece ter pouco ou nada a ver com a aplicação da prova em si.
No entanto, quem pensa assim está muito enganado. Isso porque conhecer o perfil da banca pode dar insights valiosos para ajudar na preparação para a mais recente edição do certame.
No caso do Cebraspe, essa é uma banca conhecida por organizar muito bem os concursos e aplicar com rigidez as normas de disciplina, horários, etc. Além disso, a banca também costuma ser rígida com relação às correções das provas discursivas e dissertativas. Ou seja, é preciso caprichar na redação se quiser pontuar bem nas provas.
Com base nesse histórico, fica bem mais fácil se preparar para corresponder às expectativas da banca.
De acordo com o extrato emitido no Diário Oficial da União na última sexta, o Cebraspe será a instituição responsável por toda a parte logística da realização da nova edição do concurso INPA.
Desse modo, esse certame deverá dar provimento de 63 vagas do Plano de Carreira para Área de Ciência e Tecnologia. Assim, em conformidade com a Lei nº 8.691/1993, os profissionais que preencherem esses cargos deverão prestar assistência ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Ainda não há informações sobre a remuneração dos aprovados e nem sobre o nível de escolaridade que será exigido para os cargos. Ou seja, se serão de nível médio, superior ou ambos.
Como já dissemos, a faixa salarial dos cargos para os quais o concurso INPA dará provimento ainda não foi divulgada. No entanto, de acordo com o portal GlassDoor, a média de salário inicial dos servidores é de R$ 4.606.
Além disso, os colaboradores também têm direito a benefícios como:
Sendo assim, apesar dessas informações ainda não estarem confirmadas de forma explícita no edital do concurso INPA, podemos esperar que a remuneração dos aprovados dessa edição siga essa mesma linha.
Os salários pagos aos servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia são bons, como vimos. Em especial se considerarmos a realidade brasileira e a média salarial do nosso país.
Além do mais, esse instituto também é um dos órgãos mais importantes do Brasil, oferecendo o prestígio e o reconhecimento que muitas pessoas buscam na carreira pública.
Assim sendo, considerando o cenário como um todo, é possível afirmar que sim, vale a pena trabalhar no INPA. Afinal, a carreira nesse instituto pode trazer a realização profissional e pessoal que você está buscando.
Apesar de não haver muitos detalhes a respeito dos cargos que serão disponibilizados com o concurso INPA, sabemos que serão 63 vagas a serem preenchidas.
Dessa forma, o certame deve ser bastante disputado, o que reforça a necessidade de começar a se preparar o quanto antes.
No entanto, muitos concurseiros podem encontrar dificuldade em iniciar a preparação, uma vez que nem se sabe ainda o que será cobrado e como será a estrutura da prova. Para ajudar você com isso, trouxemos algumas dicas simples mas valiosas:
O que você achou da definição da banca para o concurso INPA? Agora comece a se preparar e boa sorte!