O concurso IMETROPARÁ ( Instituto de Metrologia do Estado do Pará) avançou mais uma fase em prol da liberação do edital.
A empresa escolhida foi a CETAP. A banca será responsável por receber as inscrições e viabilizar as etapas do certame.
O próximo passo será a contratação formal da empresa, que deverá finalizar os últimos detalhes do edital de abertura para que o mesmo possa ser publicado oportunamente. Os esclarecimentos estarão disponíveis no Diário Oficial.
O concurso IMETROPARÁ provavelmente deve ser para os seguintes cargos. Conheça as carreiras:
O último edital do concurso IMETROPARÁ se deu para provimento de vagas temporárias por meio de Processo Seletivo Simplificado. As avaliações aconteceram em 2017 e ofertou 13 vagas para os cargos de Metrologista e Auxiliar de Metrologista.
A avaliação, por sua vez, aconteceu através de duas etapas: análise curricular e entrevista.
Sobre o IMETROPARÁ
O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (IMETROPARÁ) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Como integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro), o órgão presta importante serviço à sociedade paraense, através do acompanhamento e fiscalização de produtos e serviços.
Desta forma, protege o consumidor de irregularidades que possam causar prejuízo financeiro ou danos à saúde e segurança.
Diante disso, o órgão constitui maneiras para melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços, estimulando assim o crescimento sócio-econômico-cultural e a melhoria da qualidade de vida dos paraenses.
O concurso Inmetro pode ser liberado em breve. Isso porque, foi confirmado o novo pedido para o certame.
Os esclarecimentos foram dados por meio do Acesso à Informação do Governo Federal. Sobre o assunto, o instituto esclareceu: “O Inmetro enviou o novo pedido de autorização para a realização de concurso público ao órgão setorial do Sipec do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conforme prazo e orientações daquele ministério. Desde então, aguardamos retorno sobre a referida solicitação”.
A solicitação repete o mesmo quantitativo de 2021. Ao todo foram pedidas 430 vagas para estas carreiras:
Além dos vencimentos básicos, os servidores ainda têm direito à: remuneração a Gratificação pela Qualidade do Desempenho no Inmetro (GQDI), cujo valor é correspondente a 80 pontos para o servidor recém nomeado.
Os demais benefícios dos aprovados do concurso Inmetro são: Retribuição por Titulação (RT) aos servidores de nível superior ou a Gratificação de Qualificação (GQ) aos de nível intermediário, de acordo com o atendimento aos requisitos legais previstos para essa concessão.
Segundo levantamentos, o órgão já possui mais de mil cargos vagos. Aguarda-se portanto o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP).
Vale lembrar que o governo atual deseja dar prioridade aos certames voltados para nível superior. “Achamos que algumas carreiras precisam ser de nível médio, como é o caso da Funai, mas temos uma tendência a priorizar mais as demandas por nível superior.
A nossa lógica é que precisamos ter gente mais perene, que vai ficar, exceto em casos onde tem especificidades que demandem mais o nível médio“, afirmou Esther Dweck.
Ao todo são 1.254 cargos vagos divididos da seguinte forma:
Diante disso, caso o concurso Inmetro seja autorizado e realizado, o edital deve chamar os aprovados na lista de cadastro reserva a fim de suprir as necessidades do órgão.