Saiu o edital para o novo concurso do Instituto Militar de Engenharia (IME). O documento foi publicado nesta quinta-feira, 18 de maio, no Diário Oficial da União. O certame é destinado para contratação de nível médio e superior, ambos os sexos, para engenheiros formados, oficiais da ativa e oficiais da reserva.
De acordo com informações oficiai, as inscrições têm inicio no dia 31 de maio, diretamente pelo portal do IME.
Ao todo, o IME oferece 114 vagas para candidatos que possuam nível médio voltado ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos candidatos que desejam seguir a carreira militar) e ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos candidatos que não desejam seguir a carreira militar).
O edital ainda oferece vagas para profissionais com nível superior completo em engenharia. Confira a distribuição de vagas a seguir:
Nível médio
Nível Superior
A principio, o aluno matriculado no curso terá direito a remuneração de:
Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo concurso IME, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos:
Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo IME, o candidato deve realizar a inscrição no período de 31 de maio de 2023 a 10 de julho de 2023 diretamente pelo portal do IME.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 140 (oficiais da ativa e da reserva) ou R$ 150 (engenheiros). O candidato precisa preencher todos os dados, selecionar o cargo pretendido, imprimir e pagar o boleto referente ao valor da taxa de inscrição.
Os candidatos inscritos no concurso IME serão selecionados por meio das seguintes etapas:
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de setembro de 2023 para os candidatos a oficiais da reserva e da ativa, já os candidatos ao posto de engenheiro realizarão a prova nos dias 25 e 26 de outubro.
O CFG, com duração de cinco anos letivos, é destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, com o objetivo de formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).
As especialidades oferecidas são Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Já o CFrm (Curso de Formação de Oficiais da Ativa do QEM – CFrm), é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro, e é destinado aos candidatos diplomados em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, que desejam seguir a carreira militar.
O CFrm possui a duração de um ano e apresenta currículos orientados a atender a formação do oficial, proporcionando-lhe a instrução militar e a adaptação profissional para o seu ingresso no QEM.