Edital publicado. O Comando do Exército divulgou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de julho, os dois novos editais de concursos para preenchimento de 98 vagas para ingresso nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) e Formação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) do quadro de Engenheiros Militares de 2019/2020 do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Do quantitativo de vagas, 19 serão oferecidas para os candidatos negros. Um dos editais conta com 71 vagas para Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do quadro de Engenheiros Militares. Já o segundo edital oferece 27 vagas para admissão no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva). O salário de um oficial subalterno está fixado no valor de R$ 8.245,00.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível médio completo e comprovar todos os requisitos para a inscrição e matrícula, preconizados na legislação relacionada nas IRCAM/IME e descritos no MIC.
O curso de formação tem duração de cinco anos letivos, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, e tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.
O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa, do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), ou da reserva, do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE). A instrução militar é ministrada nos Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR) e Curso de Formação de Oficiais Engenheiros Militares (CFRm), com estágios diferenciados entre os optantes pela ativa e pela reserva.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 18 de julho e 22 de agosto de 2019, no site oficial do Instituto Militar (www.ime.eb.br). A taxa de inscrição custará R$100,00.
O concurso será composto por Exame Intelectual (EI); Inspeção de Saúde (IS); Exame de Aptidão Física (EAF); e Processo de Heteroidentificação (PH);
O exame intelectual contará com uma prova objetiva com 40 questões, sendo 15 de matemática, 15 de física e 10 de química. A prova está prevista para ser aplicada no dia 15 de outubro de 2019.
A segunda fase do concurso vai contar com cinco provas discursivas das matérias específicas (matemática, física, química, português e inglês), de caráter eliminatório e classificatório. A redação terá caráter apenas eliminatório.
O exame discursivo de matemática será realizado no dia 28 de outubro. A prova discursiva de física vai acontecer no dia 29 de outubro, enquanto a prova discursiva de química vai se aplicada no dia 30 de outubro. Por fim, a prova de português e inglês será aplicada no dia 31 de outubro deste ano.
As provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.
Os gabaritos definitivos da prova objetiva serão divulgados no dia 17 de outubro de 2019, com o acesso ao cartão resposta digitalizado a partir de 18 de outubro de 2019. Os locais e horários de provas serão divulgados no site do Instituto.
A validade do concurso vai compreender o período entre a data de publicação do respectivo edital de homologação do resultado até sessenta dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.