O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) avançou para a organização de novos concursos públicos. Em 5 de setembro, a instituição assinou um contrato de prestação de serviços com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). O acordo, válido por um ano, foi devidamente publicado no Diário Oficial da União, oficializando a parceria.
Embora ainda não haja uma data definida para o lançamento do edital, o contrato com o Idecan abrange a condução de diversos processos seletivos. Estão previstas tanto seleções para preenchimento de vagas efetivas quanto para contratações temporárias de professores substitutos.
No que diz respeito às oportunidades permanentes, o concurso IFRJ contemplará cargos técnico-administrativos em todos os níveis de escolaridade, desde o ensino médio até o superior. Além disso, haverá vagas para as carreiras do Magistério, abrangendo os ensinos básico, técnico e tecnológico.
Simultaneamente, o contrato com o Idecan possibilitará a realização de processos seletivos simplificados para a contratação temporária de professores substitutos. Essa medida visa suprir eventuais lacunas no quadro docente do IFRJ, garantindo a continuidade das atividades acadêmicas.
Embora a lista completa de cargos ainda não tenha sido divulgada, há grande expectativa em torno da presença do cargo de assistente em administração. Essa função, que exige apenas o nível médio de escolaridade, costuma atrair um número expressivo de candidatos interessados em ingressar no serviço público federal.
O projeto básico também detalha a estrutura das provas para o concurso da carreira de técnico-administrativo em Educação. Confira como será organizada a avaliação:
A prova objetiva consistirá em 50 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada, sendo apenas uma correta. A distribuição das questões será a seguinte:
A duração prevista para a prova objetiva é de quatro horas, sendo recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. As avaliações serão aplicadas em um único dia, preferencialmente aos domingos, podendo ocorrer no período da manhã (das 8h às 12h) ou da tarde (das 14h às 18h).
O projeto básico também prevê a realização de provas práticas, caso sejam necessárias para algumas carreiras específicas do Magistério. Esses detalhes serão divulgados oportunamente no edital.
Segundo o documento, aproximadamente 13 cargos em várias especialidades deverão ser contemplados nas próximas seleções do IFRJ. Essa variedade de oportunidades atende às necessidades institucionais e possibilita o ingresso de profissionais em diferentes áreas.
Para contextualizar as expectativas em torno do novo certame, é válido revisitar o último concurso realizado pelo IFRJ. Em 2023, a instituição ofertou 11 vagas para cargos dos níveis médio/técnico e superior, com remunerações iniciais atrativas.
Oportunidades foram reservadas para pessoas com deficiência e para negros (pretos ou pardos), em conformidade com as políticas de ação afirmativa.
As carreiras mencionadas acima ofereciam remunerações iniciais de R$ 2.904,96 para cargos de níveis médio/técnico e R$ 4.638,66 para os de nível superior, já incluindo o auxílio-alimentação. Além disso, os servidores também tinham direito a auxílio-transporte e ressarcimento do plano de saúde, cujos valores variavam de acordo com a remuneração e idade do servidor.
Com base nessa retrospectiva e nas informações divulgadas até o momento, fica evidente o potencial do próximo concurso IFRJ em oferecer oportunidade para profissionais de diversas áreas.