O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará aplicou no domingo, 17 de fevereiro, as provas do concurso público (Concurso IFPA 2019) para preenchimento de 29 vagas e formação de cadastro reserva em cargos técnicos-administrativos em educação. As oportunidades são para candidatos de ensino médio, técnico e superior. O resultado do certame foi homologado, conforme lista divulgada no Diário Oficial da União, edição do dia 20 de maio.
Do quantitativo de vagas, duas serão reservadas aos portadores de deficiência e quatro aos negros. De acordo com o edital do concurso IFPA Técnicos Administrativos 2019, as vagas são destinadas aos seguintes cargos:
Nível Superior: Administrador (04 vagas), Analista de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Sistemas (02 vagas), Arquivista (01 vaga), Assistente Social (01 vaga), Auditor (Cadastro Reserva), Bibliotecário-Documentalista (Cadastro Reserva), Engenheiro Civil (01 vaga), Engenheiro Eletricista (01 vaga), Estatístico (01 vaga), Médico Clínico Geral (01 vaga), Médico Psiquiatra (01 vaga), Pedagogo (Cadastro Reserva), Psicólogo (Cadastro Reserva), Tecnólogo/Gestão de Recursos Humanos (05 vagas), Tecnólogo/Gestão Financeira (01 vaga) e Técnico em Assuntos Educacionais (Cadastro Reserva).
Nível Médio e/ou Técnico: Assistente em Administração (04 vagas), Técnico de Laboratório/Ciências (Cadastro Reserva), Técnico de Laboratório/Informática (01 vaga), Técnico de Tecnologia da Informação (03 vagas), Técnico em Contabilidade (02 vagas) e Assistente de Alunos (Cadastro Reserva).
A jornada máxima de trabalho, para todos os cargos, será de 40 (quarenta) horas semanais, na forma do Art. 19, da Lei nº 8.112, de 11/12/1990, exceto para os cargos sujeitos à jornada regulada por Lei específica. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, com períodos de 8 horas diárias, compreendidos entre 7 horas e 22 horas e 30 minutos, ou ainda em regime de plantão, de acordo com as necessidades da Instituição.
O vencimento básico de cada cargo está relacionado ao nível/padrão do cargo:
Os aprovados ainda contarão com percentual de Incentivo à Qualificação para os candidatos que possuam escolaridade superior à exigência mínima para ocupação do cargo, variando de 5% (cinco por cento) a 75% (setenta e cinco por cento) do vencimento básico, conforme lei; auxílio alimentação, no valor de R$ 458,00 (quatrocentos e cinquenta e oito reais); auxílio transporte; assistência suplementar a saúde; e assistência pré-escolar, no valor de R$ 321,00 (trezentos e vinte e um reais), por dependente até cinco anos de idade.
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 02 de janeiro e 23 horas e 59 minutos do dia 24 de janeiro de 2019, nos sites www.ifpa.edu.br e www.concursos.ifpa.edu.br. A taxa de inscrição custou:
O concurso público do IFPA para Técnicos Administrativos contou com provas objetivas (para todos) e prova de títulos (somente para candidatos com o ensino superior). As provas escritas foram aplicadas no dia 17 de fevereiro em Belém, Marabá e Santarém.
A prova objetiva contou com 60 questões distribuídas entre as matérias de língua portuguesa, legislação e ética do serviço público, raciocínio lógico, conhecimentos de informática e conhecimentos específicos.
A validade do concurso será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, a ser contado a partir da data de homologação do resultado final.