O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais vai abrir um novo concurso público (Concurso IF Sudeste MG) em breve. Foi divulgado no Diário Oficial, edição desta quarta-feira, 19 de dezembro, que a Fundação CefetMinas será a banca organizadora do próximo certame do Instituto.
Os cargos e vagas que serão ofertados no edital ainda não foram informados. Segundo informações do Departamento de Gestão de Pessoas do Instituto, essa etapa está em fase de definição. A princípio, uma carreira está confirmada: a de técnicos especializados em Língua Brasileira de Sinais. Acontece que o site oficial do IF Sudeste avisa que em breve serão divulgados editais para essa função.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minhas Gerais foi criado em dezembro de 2008, e integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Atualmente a instituição é composta por campi localizados nas cidades de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do instituto.
O IF Sudeste MG é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
O último edital para técnicos-administrativos foi divulgado em 2014. Na época, o concurso contou com vagas para cargos de ensino fundamental, médio e superior. As vagas foram destinadas aos campi de Juiz de Fora, Bom Sucesso, Santos Dumont, São João del Rei, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba e Barbacena. Os aprovados foram contratados sob regime estatutário, o que garante estabilidade empregatícia.
O concurso teve provas objetivas objetivas com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Legislação e Conhecimentos Específicos. Além disso, os candidatos do cargo de Técnico em Laboratório, nas áreas de Biologia, Química e Zootecnia fizeram prova prática.