O concurso ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) pode sair em breve. As declarações vieram por parte do novo presidente do órgão, Mauro Pires.
Os esclarecimentos aconteceram durante a cerimônia no Parque Nacional de Brasília, ele destacou os esforços para a recomposição do quadro de pessoal do órgão.
Mauro ainda pontuou sobre os esforços de Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, em prol dos certames e também da convocação de excedentes advindos do edital de 2021.
Sobre o assunto, disse: “Temos um compromisso com a recomposição do quadro. A ministra Marina tem trabalhado bastante para conseguir a realização de novos concursos públicos para o ICMBio e para o Ibama. No caso do ICMBio, teremos também a autorização presidencial para chamar o cadastro de reserva. Esperamos que isso aconteça nos próximos dias”.
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, destacou que antes da liberação de novos editais, a intenção é convocar todos os aprovados dos editais anteriores, tanto do ICMBio, quanto do Ibama.
O ICMBio, por sua vez, busca a convocação, por meio de Decreto Presidencial, de 160 aprovados e não convocados pertencentes ao cadastro de reserva no concurso de 2021. Das vagas ofertadas 50 são para técnicos ambientais e 110 para analistas ambientais.
Para o Ibama, aguarda-se a convocação de 257 aprovados que constam no cadastro reserva.
Até o momento, o único a receber autorização por parte do governo Lula foi o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Ao todo serão 98 vagas para analista ambiental que tem o ensino superior como requisito obrigatório.
O concurso ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) pode ter em seu novo edital, ao todo, 887 vagas.
A solicitação se deu por meio de ofício que foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. A petição foi realizada pelo presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira.
Sobre o quantitativo, a divisão do novo concurso ICMBio será para:
A principal intenção do documento é permitir o provimento das vagas indicadas em todos os estados do país, com expectativa de ingresso dos aprovados no concurso ICMBio já no segundo semestre de 2024, próximo ano.
Além do pedido de vagas, o presidente ainda apresentou o intuito de transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista. Segundo Marcelo, esta mudança não deve provocar gastos extras nos cofres públicos.
Os órgãos desejam também realizar a transformação de cargos do ICMBio e Ibama. Segundo solicitação, a presidência do ICMBio pede a transformação de 589 cargos vagos de técnicos (de nível médio) em 270 cargos de analista (de nível superior). O pedido não deve ter aumento de despesa.
A explicação é a necessidade fortalecimento da instituição. Já o Ibama, a mudança pedida é 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior).
Tudo indica que depois das mudanças, um concurso ICMBio será realizado, assim como edital Ibama.
Os órgãos com vagas para nível médio autorizados:
São mais de 28 mil cargos vagos nos editais de concursos federais previstos. Vale lembrar que dos solicitados e autorizados, o IBGE é o que registra o maior número de vacâncias, com 7.524 cargos vagos. Em seguida, vem o Ibama com 3.565 cargos vagos e o Banco Central (Bacen) com 3.092 vacâncias.