Nesta terça-feira, 16 de junho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) publicou, no Diário Oficial da União, a minuta do edital do novo concurso que visa preencher 1.481 vagas temporárias para reforçar o atendimento a emergências ambientais.
A expectativa é que o documento, na íntegra, seja divulgado no decorrer desta terça-fera (16), incluindo prazo de inscrições, salários, requisitos, entre outras informações.
Enquanto o edital completo não sai, a minuta do edital revelou detalhes importantes do edital. Por exemplo, está tudo que o edital vai contar com 1.481 vagas, sendo 1.160 vagas para brigadistas, 281 oportunidades para cargos de chefia de esquadrão e brigada e 40 vagas para supervisores de brigada.
As vagas serão oferecidas para:
Os interessados poderão se inscrever no site (www.ibama.gov.br), em data a ser divulgada. Os contratos serão assinados por até seis meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário até que a situação de emergência ambiental esteja superada, não excedendo dois anos.
As vagas serão preenchidas de modo semelhante com o que ocorre atualmente com contratações temporárias de servidores aposentados para reforçar o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Desde a publicação da medida provisória, o Ministério da Economia autorizou a contratação de 19,2 mil profissionais por tempo determinado. Além das vagas para o Ibama, foram autorizadas 4.117 vagas para os hospitais federais do Rio de Janeiro, 5.158 para o Ministério da Saúde reforçar o enfrentamento à covid-19, além de 8.230 vagas para o INSS.
Nesta semana, também, o Governo recebeu autorização para preencher 249 vagas temporárias no Ministério do Desenvolvimento Regional. Na medida, foram autorizados o chamamento de servidores aposentados.
A MP estende a possibilidade de contratação temporária para outras ocupações, como professores para aperfeiçoamento de médicos de Atenção Básica em regiões prioritárias e profissionais para assistência humanitária a estrangeiros que entram no país.