Os candidatos que se inscreveram e que estão aguardado o concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já podem conferir onde farão as provas.
A consulta foi liberada oficialmente ainda na última sexta-feira (28) e deve ser feita no site do Cebraspe, organizador do certame.
Para acessar o local de prova, é necessário informar os dados solicitados no site. Vale lembrar que a prova só poderá ser realizada no endereço indicado. Não há portanto, possibilidade de mudança.
O concurso oferece 460 vagas distribuídas por diversas regiões do país, com salários iniciais de R$ 9.994,60, além de adicionais.
O certame do Ibama contempla dois cargos para candidatos com ensino superior em qualquer área reconhecida pelo MEC:
A remuneração inicial inclui:
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Além disso, o edital prevê cotas: 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.
Segundo as informações oficiais, as provas objetivas e discursivas acontecerão em 6 de abril de 2025. Confira os horários:
A prova objetiva terá 120 questões:
Já a prova discursiva consistirá em uma redação.
Para evitar maiores problemas, é essencial que os candidatos levem consigo:
Ao mesmo passo, os candidatos NÃO poderão levar:
O Cebraspe recomenda que os candidatos evitem levar esses itens, pois não se responsabiliza por perdas ou extravios.
Você também precisa saber que:
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo Congresso Nacional na última quinta-feira (20), o Brasil se prepara para um verdadeiro boom de concursos públicos no decorrer dos próximos meses.
A nova previsão orçamentária eleva o número de oportunidades de 63.766 para 85.168, um aumento de 33% em termos percentuais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda precisa aprovar o plano de orçamento para que ele comece a valer de fato.
Tomando como base o texto aprovado pelos parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, é possível afirmar que a divisão ficou indicada da seguinte forma:
Das mais de 85 mil vagas previstas, 27.196 serão para a criação de novos cargos, enquanto 57.972 serão destinadas ao preenchimento de cargos já existentes.