As inscrições do concurso público da Guarda Municipal de Uberaba, no Estado de Minas Gerais (Concurso Guarda Municipal Uberaba MG 2019) estão abertas. De acordo com o documento, publicado pela banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), serão ofertadas nada menos que 100 vagas, sendo 90 para homens e 10 para mulheres.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter ensino médio completo, carteira nacional de habilitação (CNH) categoria “A-B ou superior”; possuir altura mínima de 1,70m (homens) e 1,65m (mulheres). A remuneração será de R$ 1.852,28, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além disso, os aprovados contarão com Plano De Saúde Clínica Médica Própria – Auxilio Alimentação – Adicional de Periculosidade correspondente a 30% do vencimento base. – Regime Próprio de Previdência Social.
O Guarda Municipal de Uberaba-MG deverá exercer a guarda e a vigilância do patrimônio municipal; conduzir veículos destinados à segurança pública, proteção de bens, serviços e instalações municipais; fiscalizar e controlar o tráfego e trânsito; exercer vigilância interna e externa em prédios municipais; apoiar os agentes fiscais no exercício do poder de polícia administrativa; prevenir sinistros e atos de vandalismo; exercer vigilância em escolas, repartições e prédios públicos municipais; colaborar nas ações de manutenção da segurança pública; oferecer apoio à Comissão Municipal de Defesa Civil; colaborar com órgãos públicos de outras esferas de governo, mediante convênio; apoiar os agentes de proteção ao meio ambiente; prestar assistência diversa; colaborar com autoridades estaduais e federais; apoiar os agentes de proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural; colaborar com os agentes de saúde pública; fiscalizar o transporte clandestino; apoiar as ações de defesa da ordem tributária, do uso e ocupação do solo; atender requisições judiciais; exercer outras atividades correlatas. Será adotado o regime de plantão, nos casos em que, além da jornada diária normal e fora do órgão, seja necessária a disponibilidade ao pronto atendimento das necessidades essenciais de serviço, mediante escala estabelecida para este fim.
A jornada de trabalho poderá ocorrer em plantões de 12×36 (doze horas corridas de trabalho e trinta e seis horas de descanso). Podendo, a critério do Comando da Guarda Municipal, haver convocação para escalas extraordinárias de serviços que deverão ser formalizadas e remuneradas mediante horas extras, banco de horas ou descanso premiado.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 09 horas do dia 19 de março e 15 horas e 59 minutos do dia 21 de abril de 2019, no site oficial da banca organizadora do concurso (www.ibgpconcursos.com.br). A taxa de inscrição custa R$60,00.
O Concurso Público será composto de 2 (duas) Fases divididas em 7 (sete) etapas:
A primeira etapa, composta por prova objetiva de múltipla escolha, tem previsão de ser aplicada no dia 26 de maio de 2019 (turno da manhã), e será valorada de 0 (zero) a 86 (oitenta e seis) pontos e conterá 50 (cinquenta) questões com quatro alternativas (A, B, C, D), sendo uma só correta e será dividida em 04 (quatro) partes e composta pelos seguintes conteúdos:
Língua Portuguesa – 15 questões
Raciocínio Lógico Matemático – 7 questões
Conhecimentos Básicos de Informática – 7 questões
Legislação Específica – 21 questões
A duração da prova será de 04h30min (quatro horas e trinta minutos), incluído a distribuição da prova, o tempo para leitura das instruções e preenchimento da folha de respostas da prova, sendo responsabilidade do candidato observar o horário estabelecido. Os portões serão abertos às 07h30min e fechados, impreterivelmente, às 08h15min.
Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos no total da prova objetiva de Múltipla Escolha e 30% (trinta por cento) dos pontos em cada parte. O candidato que obtiver nota inferior a 30% (trinta por cento) dos pontos, em qualquer uma das partes mencionadas no edital, será considerado reprovado, ainda que no somatório final da nota obtenha percentual igual ou superior a 60% (sessenta por cento).
A segunda etapa do concurso, prova discursiva, será constituída de questões discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão aplicadas conjuntamente com as Provas Objetivas, ou seja, na mesma data (26 de maio de 2019).
A Prova Discursiva será composta de 02 (duas) questões, que deverão ser respondidas em, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 25(vinte e cinco) linhas cada uma, e valerá 24 (vinte e quatro) pontos, sendo eliminados os candidatos a que forem atribuídas nota zero, de acordo com o critério de avaliação, ou que não obedecerem às orientações apresentadas no Caderno de Prova. Para a Prova Discursiva, o candidato deverá estudar os itens de estudo e as bibliografias previstas no conteúdo específico de legislações.
Será considerado aprovado na Prova Discursiva, o candidato que obtiver 60% (sessenta por cento) ou mais do total de pontos atribuídos à prova.
Redações a serem corrigidas – Serão corrigidas as Provas Discursivas dos candidatos aprovados na etapa anterior (Provas Objetivas), limitados a 4 (quatro) vezes o número de vagas sendo somado a esse número os empatados, ou seja, 400 (quatrocentas) provas.
O Teste de Aptidão Física será dividido nas seguintes modalidades: a) Flexão em barra fixa; b) Flexão abdominal; e c) Corrida. A prova de Capacidade Física será aplicada por Banca Examinadora presidida por profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física – CREF, com habilitação plena em Educação Física.
O curso de Formação terá caráter obrigatório e eliminatório, com duração de 600 horas/aula, conforme matriz curricular apresentada no edital. O candidato devidamente matriculado no Curso de Formação fará jus a uma bolsa mensal, em valor equivalente a 1 (um) salário mínimo, de natureza indenizatória, e sobre a qual não incidirá quaisquer descontos, à exceção dos dias de falta ao curso, que serão descontados na forma prevista no art. 60 da Lei Complementar n° 392/2008, durante a realização do Curso de Formação
Durante o Curso de Formação, de caráter eliminatório, serão aplicadas ao candidato as regras de planejamentos, avaliação, prova final, horários, direitos, obrigações e os princípios éticos da disciplina e hierarquia.
Segundo o edital, o prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, a contar da data de homologação do resultado final, a critério da Prefeitura de Uberaba (MG).
| |