A Prefeitura está realizando um Concurso Público para aqueles interessados em ingressar na carreira de guarda municipal. Recentemente, o edital foi lançado para provimento de vagas nos cargos de Guarda Patrimonial e Guarda Civil Iniciante, para níveis fundamental e médio de formação, atraindo dessa forma, o interesse de diversos candidatos da região.
O edital, publicado pela renomada banca organizadora Vunesp, prevê a abertura de 10 vagas imediatas, sendo 5 para o cargo de Guarda Patrimonial e outras 5 para Guarda Civil Iniciante. Portanto, os salários iniciais oferecidos são fixados em R$ 1.554,38, além de um auxílio-alimentação no valor de R$ 1.000,00.
Para concorrer a uma das vagas de Guarda Patrimonial, os interessados devem possuir o ensino fundamental completo e atender aos seguintes requisitos:
Diante disso, as principais atribuições deste cargo envolvem a vigilância e proteção do patrimônio público municipal, incluindo edifícios, equipamentos e áreas de propriedade da Prefeitura.
Já para as vagas de Guarda Civil Iniciante, é necessário ter concluído o ensino médio e portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B.
No entendo, os Guardas Civis Iniciantes atuarão na manutenção da ordem pública, fiscalização do trânsito, prevenção de delitos e aplicação de multas, entre outras atividades relacionadas à segurança da população.
Os interessados em participar do concurso Guarda Municipal de Monte Alto- SP têm até o dia 4 de junho para realizar suas inscrições pelo site da Vunesp. Entretanto, o valor da taxa de inscrição varia de acordo com o cargo pretendido, sendo:
Sendo assim, aqueles que desejaram solicitar a isenção da taxa fizeram o seu pedido nos dias 29 e 30 de abril, seguindo os critérios estabelecidos no edital.
O concurso Guarda Municipal será composto por diversas etapas eliminatórias e classificatórias, conforme detalhado a seguir:
A primeira fase consiste em uma prova objetiva, com duração de 3 horas, a ser aplicada em turnos distintos para cada cargo. Esta avaliação abrangerá questões de múltipla escolha nas áreas de:
Portanto, para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 50 pontos e não zerar em nenhum dos componentes avaliados.
Aqueles que lograrem êxito na prova objetiva enfrentarão a etapa de Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório e classificatório. Sendo assim, esta fase será composta por quatro testes:
Dessa forma, para ser considerado apto, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 170 pontos no somatório dos quatro testes.
Além das provas físicas, os candidatos serão submetidos a uma Avaliação Psicológica, visando avaliar o perfil psicológico e a compatibilidade com as atribuições do cargo.
O Exame de Saúde, de caráter eliminatório, tem como objetivo verificar se o candidato apresenta condições clínicas adequadas para o exercício das funções.
Nesta etapa, serão realizadas investigações sobre a vida pregressa do candidato, a fim de avaliar sua conduta e idoneidade moral.
Por fim, os candidatos aprovados nas etapas anteriores participarão de uma Entrevista Pessoal, na qual serão avaliados aspectos como postura, comunicação e motivação para o cargo.
Para auxiliar na preparação, é fundamental que os candidatos tenham em mente as principais datas do concurso:
Diante da concorrência esperada, é essencial que os candidatos se dediquem aos estudos e treinem com antecedência para as provas. Portanto, algumas dicas incluem: