No estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa via prefeito Cícero Lucena, anunciou no último dia 30 de novembro, a abertura de um novo edital de concurso público em breve. Segundo o prefeito, serão oferecidas 804 vagas, sendo 200 para guardas civis municipais.
Segundo Lucena, a intenção é convocar os aprovados já em 2022.
“Precisamos repor os profissionais, também com treinamento, novos equipamentos, novas tecnologias para que eles possam prestar um serviço de proteção”, disse.
Com isso, uma comissão poderá ser formada para a escolha da banca organizadora que será responsável pela organização, elaboração, diagramação, impressão, aplicação de provas teóricas e processamento de dados, bem como todo e qualquer ato pertinente à organização e realização do concurso público, para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva de cargos efetivos para atender as necessidades da autarquia.
A banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) que contou com as seguintes etapas:
I – executar tarefas na área de patrulhamento, de inspeção, vigilância e proteção das instalações, serviços e bens municipais; II – atuar na aplicação de primeiros socorros, no monitoramento de sistema eletrônico de vigilância e alarmes e auxilia na fiscalização de trânsito; III – dirige e operar viaturas, veículos especiais e náuticos; colabora com a observância do Código de Postura Municipal; IV – atende as reclamações de perturbações de repouso dos munícipes; V – previne incêndios nos bosques e aciona medidas visando sua extinção; VI – mantém a vigilância em feiras livres; VII – dirige viaturas, quando em serviço de grupo ou quando lhe for determinado pelos seus
superiores; VIII – auxilia na detenção e prisão de infratores da lei, encaminhando-os à Delegacia de Polícia mais
próxima; IX – intervém em casos de acidente, incêndio e outros sinistros para providenciar ou tomar as
medidas mais urgentes.