O Rio de Janeiro está em busca de novos profissionais para reforçar a segurança pública na cidade, e o tão aguardado concurso para a Guarda Municipal com 500 vagas promete ser uma oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público.
Com as novas atualizações sobre o certame, o interesse de candidatos vem crescendo, especialmente aqueles que buscam estabilidade e um bom plano de carreira. Confira a seguir, todas as novidades sobre esse concurso, o processo de seleção, requisitos e tudo o que você precisa saber para se preparar e aumentar suas chances de sucesso.
Este concurso visa o preenchimento de 500 vagas para a Guarda Municipal de Duque de Caxias. O número de vagas é dividido entre 400 vagas imediatas e 100 vagas para cadastro de reserva. A remuneração inicial para os aprovados é de R$ 1.456,25, podendo alcançar R$ 2.912,50 com o adicional de 100% de risco de vida. O concurso oferece uma carga horária de 44 horas semanais.
Para participar do concurso, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos no edital, como ter ensino médio completo, ter idade entre 18 e 35 anos (na data da contratação), e atender aos requisitos físicos exigidos pelo Teste de Aptidão Física (TAF). O concurso também exige boa saúde física e mental, o que será avaliado em etapas posteriores da seleção.
A atualização divulgada pelo certame, é eferente aos locais de provas. Então, fique atento aos detalhes!
O acesso aos locais de prova será possível a partir desta sexta-feira (11/07), por meio do site oficial do organizador, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB). Para participar da prova, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
A prova objetiva ocorrerá no dia 20 de julho de 2025, das 14h às 18h, com duração de 4 horas. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 13h e fechados 13h45, portanto, é fundamental que os candidatos cheguem com antecedência para evitar imprevistos.
A prova objetiva do concurso da Guarda Municipal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, será composta por 50 questões de múltipla escolha, divididas entre as seguintes disciplinas:
Para ser aprovado, o candidato precisa atingir, no mínimo, 50% da pontuação total, ou seja, 50 pontos, e não pode zerar nenhuma disciplina.
Para mais informações, acesse o edital completo!
O gabarito preliminar será divulgado em 21 de julho de 2025, e o resultado final da prova objetiva está previsto para ser divulgado em 12 de agosto de 2025. A aprovação na prova objetiva é apenas uma das etapas do concurso, com outras fases mais exigentes por vir.
Após a prova objetiva, os candidatos terão que passar pelo Teste de Aptidão Física (TAF), que visa avaliar a resistência física necessária para o cargo de guarda municipal. Detalhes sobre as exigências do TAF estão disponíveis no edital.
Outras fases da seleção incluem a avaliação psicológica e avaliação de saúde, para garantir que os candidatos possuam as condições físicas e psicológicas adequadas ao cargo de guarda municipal. Além disso, será realizada uma investigação social para verificar o histórico de cada candidato.
Se você sonha com a carreira de Guarda Municipal, está no lugar certo! Diariamente o portal Notícias Concursos compartilha atualizações de certames na área.