O concurso Guarda de Palmas já tem previsão. As informações foram concedidas pela prefeita da capital do Tocantins, Cinthia Ribeiro. A Vunesp foi a banca escolhida para comandar o certame.
O novo edital tem sido um dos mais esperados no município. De acordo com a prefeita, a previsão é que o documento seja liberado ainda em dezembro: “Temos planejado no orçamento concursos para o município de Palmas. Precisamos fazer a seleção para novos servidores da Guarda Metropolitana, Saúde, Educação e Quadro Geral. Com planejamento e segurança jurídica, neste mandato vamos cumprir todos estes compromissos com a cidade e os palmenses”
Apesar de existirem 412 vagas disponíveis no quadro ativo de servidores da GMP, foi levado em conta o Plano Plurianual de 2018-2021. Com isso, há a previsão de que no novo edital sejam liberado 50 vagas para o cargo mais formação de cadastro reserva.
De acordo com o Portal da Transparência do ano de 2002, o servidor admitido em questão recebia R$ 4.413,86 líquido. Não houve admissão de outros servidores mais recentemente.
Os interessados devem cumprir os requisitos estabelecidos para cumprimento das funções. Segundo editais anteriores o candidato deve:
O edital do concurso Guarda de Palmas estava previsto para 2007, porém, foi cancelado. Na ocasião, havia oferta de vagas em um total de 100, sendo 90 para o sexo masculino e 10 para o sexo feminino.
A seleção teve mais de cinco mil inscritos. Contudo, um certame anterior foi de 2001. De acordo com o edital, além da prova objetiva, intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, os interessados deveriam ser submetidos às demais etapas:
No concurso Guarda de Palmas houveram 50 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
Além disso, o Teste de Aptidão Física destinado para candidatos do sexo masculino e feminino, além da flexão abdominal, ainda contou com: Flexão de braço no solo em 04 apoios para homens, e flexão de braço no solo em 06 apoios para mulheres e corrida aeróbica de 12 minutos.